quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Estudos de grisalle

Oi pessoal!


Hoje vim aqui para mostrar um estudo de pintura tradicional com as técnicas que estou aprendendo. Fiz um grisalle do quadro Patroclo do Jaque Louis David.

Quem me acompanha sempre sabe que pra mim é sempre um grande desafio terminar uma pintura a óleo, mas agora como estou aprendendo direito as técnicas, se torna bem mais fácil. É tudo diferente de quando você vai atrás de livros sem nenhuma orientação. Com aula tudo fica bem mais esclarecedor.  Infelizmente nesse país a gente não tem tanto recurso educacional para esse tipo de trabalho. É difícil encontrar um ateliê onde tem aula de pintura realista. Não é como na Europa, Canadá e Estados Unidos onde existem Academias de Belas Artes. Tenho muita sorte de ter encontrado um professor para me ensinar.



Esse estudo eu fiz em uma base de mdf bem pequena. Antes de pintar eu passei algumas camadas de gesso acrílico para depois desenhar e pintar. 

Esse aqui é o original do David










Depois de seco eu passei o verniz de retoque para que as cores voltassem a ser como eram antes de secar e também ver as partes que eu precisaria retocar. Uma pena que eu não passei direito o verniz e ficou umas marcas do pincel. Nessa figura abaixo está um lado com verniz e outro sem. Reparem que quando passamos o verniz as cores ficam bem mais vivas.





O verniz de retoque também deixa brilhoso. Mas daqui 1 ano se eu quiser posso passar um verniz fosco. A imagem abaixo é o estudo com o verniz de retoque. Claro que está bem diferente do original, até porque eu nunca chegaria aos pés do David, hahahaha. Tem coisa pior que pintar pés?



Um comentário: