sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Manufatura artesanal de giz de cera - como o giz de cera é feito

Oie!

Acho interessante pessoas de outros países visualizando meu blog! Tem gente de Portugal, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Rússia vendo o blog. Agradeço também aos brasileiros (claro) que são leitores.

Essa é a terceira e última parte da oficina de manufatura artesanal de tintas e bastões da Semana Universitária.

O giz de cera foi o primeiro material que fizemos.

Para fazer o giz de cera usamos:
10g de cera de abelha
50g de cera de carnaúba
10g de parafina

Ou seja, proporção 1:5:1

(cera de abelha)

(mix de ceras e parafina)

(parafina)

(cera de carnaúba)


Colocamos os ingredientes numa panela e levamos ao fogo para derreter tudo.




Depois de derretido, colocamos o "líquido" num latinha com a boca amassada (para fazer um bico) e depois colocamos pigmento aos poucos e misturamos. É preciso fazer essa mistura com rapidez, pois a mistura endurece rapidamente. Depois que misturamos, pingamos uma gota numa bacia de água para endurecer e riscar essa gota endurecida num papel para saber se ficou bom.


(usamos pigmento pó xadrez)



 Feito isso, devemos colocar rapidamente o líquido nas forminhas.



Esse giz d cera eu misturei pigmento azul e preto, a cor dele ficou azul bem escuro, ms quando risca sai preto.

Outras alternativas é colocar em pedaços de bambu, que depois cortamos com um estilete para ficar que nem um lápis, ou colocar numa mangueira. Para tirar o giz de cera da mangueira, devemos colocar numa água morna para sair com facilidade, mas tive a sorte do giz de cera não ficar grudado e sair com um empurrão.





O giz de cera artesanal é igualzinho aos industriais. Alguns industriais são até ruins. 


Fizemos apenas o "preto azulado" e o amarelo, esse giz de cera marrom e esse verde eu ganhei de um colega que fez artesanalmente também.


(teste com giz de cera artesanal)


10 comentários:

  1. olá, gostaria de saber se tem como fazer giz só com cera de abelha. Além disso, que outro tipo de pigmento poderia ser utilizado além do pó xadrez? seria interessante um pigmento que proporcionasse miscibilidade entre as cores e que tenha uma gama maior de tonalidades, o que não tem disponibilidade com o tipo de pigmento que você utilizou...
    desde já agradeço a atenção,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bem.. gostaria de responder a sua pergunta.. ta meio tarde.. mais acho que ainda vale. Bem, você pode fazer o giz de cera só com a cera de carnauba, ou só com a parafina.. mais o resultado obtido será diferente. Porque o que torna o giz macio é exatamente a cera de abelha. ^^

      Excluir
  2. Ola, eu acho que não tem como fazer o giz de cera só com dela de abelha. Mas você pode tentar fazer. E em relação aos pigmentos, você pode usar outros tipos sim (mas não use pigmento líquido, ele não vai misturar nas ceras). Você pode usar até terra como pigmento. Mas não use aqueles corantes de roupa, eles na verdade não são pigmento e o giz não vai riscar a cor se usar esse corante.

    ResponderExcluir
  3. Para maiores informações, você pode perguntar pro pessoal deste blog, foi com eles que aprendi a fazer giz de cera:

    http://lemepapelartesanal.wordpress.com/about/

    ResponderExcluir
  4. bom dia,

    Gostaria de saber como poderer adquirir os giz de cera de abelha, para as minhas filhas de 21 meses e 9 meses, inclusivé gostaria de saber se não há riscos para elas, caso ponham à boca?

    Obrigado
    Patricia almeida

    ResponderExcluir
  5. Oi Patricia

    O pessoal do laboratório LEME não vende giz artesanal. Porém essa é a fórmula em que praticamente todos os giz de cera são feitos. Acho que pode ter problema sim se suas filhas colocarem na boca, elas podem engolir. Dependendo pode ter algum pigmento tóxico.

    Eu te aconselho a comprar materiais especializados para a idade delas.

    ResponderExcluir
  6. E no caso do giz pastel oleoso? é a mesma coisa só que misturando óleo de linhaça junto com a cera e pigmento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a resposta tá meio muito tarde mas espero poder ajudar. Pra fazer giz pastel é beeeeem mais facil. Arranja CMC, baba de babosa ou semelhante, mistura com o pó xadrez da cor que quiser e amassa numa superficie lisa com espátula de pedreiro, põe cmc até dar ponto de modelar (ele não gruda -muito- na mão) e deixa secar. O oleoso é só misturar vaselina junto. Demora uns 2 a 5 dias pra secar dependendo da umidade do ar.

      Excluir
  7. Não, é pigmento misturado com vasilina

    ResponderExcluir