domingo, 30 de junho de 2013

Fazendo giz pastel em casa

Oi pessoal!

É tão bom ter tempo de postar aqui!

Uma das coisas pendentes que nunca tinha tempo pra postar são coisas relacionadas ao estágio supervisionado. Eu já disse que estou fazendo o segundo estágio da faculdade e dei aulas de desenho no Centro de Convivência (CRAS de Sobradinho), um local que ajuda crianças e adolescentes com vulnerabilidade social.  Em uma das oficinas de desenho trabalhamos a luz e sombra e ótimos materiais para isso são os giz de pastel, já que da pra esfumaçar muito com eles.

Para ficar mais barato eu resolvi fazer os bastões. Existem diversos aglutinantes e um deles que é bem em conta (e de graça) é a meleca da babosa, planta que todo mundo tem em casa. Os pigmentos eu comprei uma caixa de pó xadrez preto (custou 10 reais) e o dióxido de titânio que custou mais caro, cerca de 25 reais com o frete. Ficou uma compra cara, mas é um ótimo pigmento e da pra aproveitar pra muita coisa. Pra quem não sabe, as tintas a óleo brancas que tem o nome de branco de titânio são feitas basicamente com esse pigmento e óleo de linhaça.


comprei nesse site AQUI

Eu peguei uma travessa de vidro e misturei o pigmento e o aglutinante até formar bastões. Fiz isso com o pó xadrez preto e com o dióxido de titânio. É um trabalho chatinho e confesso que os pasteis nem ficaram bonitos. Se você pretende fazer pasteis mais bonitinhos, indico usar uma seringa como forma. 

essa coisa feia não é meleca de nariz, ok? É a meleca da babosa, aglutinante de graça!



 O giz pastel preto é para fazer as sombras e caso você esteja usando um papel colorido ou cinza, pode usar o branco para fazer pontos de luz. Indico fazer a experiência com o papel pardo.

Aqui estão os pasteis prontos





Uma curiosidade é que terra também é pigmento e existem terras com muitas tonalidades diferentes. Aqui em Brasília a terra costuma ser bem avermelhada. Você pode fazer os pasteis marrons em casa e de graça ao invés de pagar 5 reais e cada um deles em uma loja de materiais de arte.





4 comentários:

  1. Muito interessante.. pelo que reparei lendo esse seu post, me parece que as empresas que produzem pastel cobram caro por pura safadeza mesmo.

    Qual a proporção de pigmento e aglutinante que vc aconselha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não considero pura safadeza rsrs. Se você considerar que o bastão de giz pastel é PIGMENTO 'PURO', fica realmente carinho a produção de pigmento. Não é como por exemplo lápis, onde tem uma madeira como suporte envolvendo o grafite que é o material. No caso do pastel, ele já é o próprio suporte e material, comporta todo pigmento no próprio bastão. Não sei se entendeu direito o que eu falei rs, mas é o que acho =)

      Excluir
    2. Exatamente! Só o suporte que é o papel. Usa muito pigmento pra fazer o pastel sim.

      Excluir
  2. Não é bem assim. As empresas utilizam aglutinantes melhores como o cmc e as vezes goma arábica (que é um aglutinante caro). Lembrando também que dependendo da marca, ela tem pigmentos melhores, o que varia é o preço do pigmento e outra, pra fazer um bastão de pastel leva muito pigmento.

    Sobre proporção, pelo menos com a babosa não existe uma proporção, você vai misturando até formar uma massa consistente.

    ResponderExcluir