sábado, 4 de agosto de 2012

Bioluminescência


Oi Pessoal!

Hoje é meu aniversário, 23 invernos! Minha estação favorita! 

Tinha tempo que queria postar aqui sobre a bioluminescência (bio=vida, lumem=luz). Vocês se lembram daquele filme da lagoa azul? Eu achava que aquilo era uma invenção do filme, até que me falaram que isso realmente acontece, claro que não tão cabuloso que nem naquele filme, né.

A bioluminescência é a produção de luz por um organismo vivo. O que acontece é uma quimiluminescência, onde a energia de uma reação química é lançada como forma de luz. A reação pode ocorrer dentro ou fora das células. Ela pode acontecer em diversos grupos de organismos.  

Cerca de 90% da vida abissal (aquelas regiões bem no fundo do mar, que parecem buracos) produz bioluminescência, principalmente luz azul e verde, cores que são mais fáceis de serem transmitidas pela água do mar, mas pode ocorrer luz vermelha, infravermelha e amarela. 













É mais comum acontecer com a vida marinha que com a terrestre, porém a terrestre tem mais variedade de cores, é comum nos pirilampos (ou vagalumes), larvas de alguns insetos, anelídeos, aracnídeos e fungos.  Isso pode acontecer para defesa contra predadores até a para atrair pares para acasalamento.








Lembro-me de duas vezes que apareceram vagalumes aqui em casa, eu era criança. A gente perdeu ele e achei no quarto por conta da luz dele. Esse primeiro que apareceu tinha a bunda luminosa, o outro tinha os olhos (ou algo que parecia com olhos) luminosos.

Eu queria tanto nadar no meio das ondas cheias de bioluminescência causadas pelo fitoplâncton, é a bioluminescência que acho mais linda!











Eu sempre gostei do mar e do oceano, me traz uma sensação de nostalgia. O problema é que toda vez que sonho com o mar, acontece tsunami, morro de medo de sonhar com o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário