terça-feira, 5 de junho de 2012

Roberto Ferri


Oi pessoal!

Ontem um amigo me mostrou os trabalhos de um artista italiano chamado Roberto Ferri, ele achou que era um artista do período barroco, mas depois que vi os temas eu fiquei muito na dúvida, já que seus trabalhos tratam de imagens surreais e grotescas. 

Depois pesquisando em casa, vi que ele é um artista contemporâneo que teve forte influência da escola caravaggiana e de artistas românticos, simbolistas e neoclássicos.

Eu não gosto muito de obras com um pouco de surrealismo, mas os elementos como anatomia (que é maravilhosa), o jogo de luz e sombra, as cores e as emoções transmitidas fazem com que suas obras sejam realmente verdadeiras obras de arte. Outra coisa que tem de interessante são os seres híbridos (mistura de dois animais). 

Roberto Ferri nasceu em Taranto no ano de 1978 e se formou na Academia de Belas Artes de Roma. Acho que estudar numa academia de Belas Artes faz toda diferença, acho que no Brasil nem deve ter escolas como essas que tem na Europa e ainda tem gente que enche o saco de quem vai estudar lá fora. 

Esses dias eu estava pintando com óleo e parei pra refletir um pouco. Depois das vanguardas modernas e da Arte Contemporânea, quase não temos atelieres de pintura que ensina as técnicas usadas pelos grandes mestres da pintura, como é o caso da veladura. É comum chegar num ateliê e perguntar sobre essas técnicas e os pintores respostas ou nem saber como eram, até porque nem eles tiveram oportunidade de aprender. 

 Quando eu fazia aula de pintura a óleo em 2007, o professor nem tinha me dado aquelas orientações básicas sobre o óleo, que é uma tinta transparente e que muitas vezes precisamos passar várias camadas para obter um bom resultado e ensinou a usar o óleo de linhaça apenas para deixar a tinta menos grossa e mais fácil de usar, mas não disse que uma tinta bem diluída servia para uma série de técnicas. 

Muita coisa do que eu sei foi ensinado por um colega que pinta com veladuras e também tive que pesquisar em sites gringos. 

É bom saber que ainda no mundo tem pintores que usam técnicas e influências de mestres do passado em suas obras, é sinal de que o mundo ainda não está perdido.


























Um comentário:

  1. Muito fortes essas imagens, não? Fico imaginando no que será que o autor se inspirava para pintar tais quadros... Eu, particularmente os achei incríveis!

    ResponderExcluir