quarta-feira, 30 de maio de 2012

James Montgomery Flagg - I want you for U.S.A army.




Todo mundo já passou por uma fase de merda, certo? Fase que a gente procura apagar da memória. Essa minha fase foi na pré adolescência e adolescência, se bem que acho que a maioria das pessoas também eram retardados nessa época. Além de muitas idiotices minhas, uma das grandes era ter ódio pelos Estados Unidos. Odiava o imperialismo deles e achava um país sem cultura, olha só, eu nem sabia o que era cultura e falava merda. Dizia que eu nunca iria aos Estados Unidos.

Hoje tenho muita vontade de conhecer Nova Iorque, o estado da Califórnia e Flórida. Ultimamente eu tenho gostado da cultura deles, em especial os anos 40, 50 e 70. Gosto de frequentar lugares com a típica decoração de lanchonete anos 50. 

Um dia, fuçando no Google, achei um lindo quadro em que a figura é uma mulher com maquiagem e cabelo vintage e pensei “deve ser de algum artista estadunidense” e acertei. 

 (um belo jogo de cores, não?)

James Montgomery Flagg foi um artista e ilustrador estadunidense que começou a publicar seus trabalhos em revista quando tinha apenas 14 anos. De 1898-1900 Flagg estudou pintura na Inglaterra e França. Em 1900 conseguiu que o Salão de Paris aceitasse uma obra sua, mas sentiu que a pintura não era o seu forte e voltou para a ilustração.

Era um membro da Sociedade dos Ilustradores e chegou a escrever e atuar em filmes mudos que foram tão bem recebidos que, durante a Primeira Guerra Mundial foi convidado a escrever filmes para os fuzileiros navais e Cruz Vermelha, também durante a Primeira Guerra Mundial que pintura mais famosa do Tio Sam apontando para o espectador com a legenda "I want you for U.S.A army", foi publicada. Ele criou 45 outros cartazes patrióticos para o esforço de guerra, incluindo o "Wake Up Day America". Assim, quase todas as grandes editoras publicavam suas pinturas. 



Desenhou caricaturas de estrelas de cinema para Photoplay até 1950. Uma coleção de alguns desses desenhos foi lançado como celebridades em 1951. Quando ele não estava ilustrando ou desenhando caricaturas ou pintar retratos, ele pintaria para si mesmo.

Morreu em 1960 e foi eleito para a Sociedade de Ilustradores Hall da Fama em 1980.
Eu acho esse tipo de pintura tão bacana e tão publicitário! Ótimo também para ilustrar livros! Lembra um pouco as ilustrações de Ferri, aquele livro do barba azul que publiquei no início do blog.














 (adoro roupas escocesas)









Lindas aquarelas, não?

2 comentários:

  1. Olá!
    Acompanho seu blog á um pouco mais de um mês, e gosto muito dos temas que você publica.
    Gostaria de saber, qual tecido você usou para fazer seu vestido "Medieval" .
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Usei cetim mesmo, embora eu acho que nem seja um tecido medieval. Eu adoro o seu blog também guria!

    ResponderExcluir