domingo, 13 de maio de 2012

Bouguereau e o dia das mães


Oi pessoal!
Dia especial para a pessoa mais especial da vida da gente!
(esse aqui é um dos quadros mais belos que já vi)

Eu não sou muito boa com as palavras, não sei me expressar escrevendo, mas vou colocar aqui umas imagens do meu pintor favorito que retrata mães e filhos.
Uma vez um conhecido meu disse que “Belas Artes” só é algo bonito, mas que não significa nada. Pra ele pode não significar nada, mas pra mim ela pode expressar muita coisa, talvez por conta da minha expressão, eu me expresso dessa forma. Acho que afirmar uma barbaridade dessas é colocar em cheque todas as obras de Belas Artes. Estamos vivendo uma era em que o óbvio é ruim e o que é difícil de interpretar é bom, o que pra mim é uma grande bobagem. É que nem esse povo que assiste filmes “cults” achando que eles são melhores que os filmes comerciais só porque são mais difíceis de entender.
Pelo menos pra mim, o que é óbvio não é sinônimo de ruim e também não necessariamente uma obra de Belas Artes é óbvia.
Chega de falar desse povo pseudo cult, já tenho que conviver todos os dias com gente assim, vamos ao que interessa...
Essas imagens do Bouguereau que vou postar agora passa um sentimento grande de amor, amor incondicional de mãe e filho, são imagens maravilhosas, não apenas pela técnica, mas pelo conteúdo em si.  
Muitos aqui já devem ter reparado que ele pinta as mesmas modelos várias vezes e que por sinal muitas delas são mulheres e meninas maravilhosas. Tem uma garotinha loirinha que ele pintou inúmeras vezes.



















(a garotinha loira que eu citei)















  




3 comentários:

  1. É reconfortante chegar em casa de tarde até um pouco cansado e topar com uma atualização do seu blog.

    Feliz dia das mães,
    Denis

    ResponderExcluir
  2. Esse Bouguereau é extremamente foda. Não sei como ele não é conhecido pelo grande público que só ouve falar de Michelangelo e uns poucos outros.

    E esse cara pintou muito, não é? Pintou quadros pra caralho, e um melhor que o outro!

    Aliás, tenho minhas dúvidas de que todos estes quadros que você postou retratem somente mães e filhas, alguns ai parecem ser de irmãs, ou outros parentes!

    Não entendo muito de pintura, mas parece que o Bouguereau tinha um estílo "fotográfico" de pintar, pedindo para seus modelos fazerem uma pose X, tipo "olhe para cá, olhe para a câmera! (no caso, o pincel, haha)"

    Mas mesmo assim é incrível como tudo em suas pinturas parece muito real, muito natural. Os dedos dos pés principalmente! Eu fico olhando em todos os quadros para os dedos pensando "o cara pinta muito bem esses dedos do pé!".

    Post muito bom Amanda, parabéns!

    ResponderExcluir