terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Catálogo de cores das aquarelas Winsor & Newton e cotman

Oi pessoal!
Hoje vou postar um catálogo de cores da aquarela Winsor & Newton. Que fique bem claro que não estou fazendo nenhuma propaganda e não estou ganhando nada com isso (quem dera se estivesse).
Um dia estava pesquisando sobre essas aquarelas e achei legal publicar o catálogo delas, já que é um material clássico de artistas plásticos.

Winsor & Newton
A Winsor & Newton disponibiliza 96 cores. Ela tem tubos de 5ml, 14ml e uns tabletes de 6x4 cm e um número limitado de 30 cores estão disponibilizadas em tubos de 37ml e em tabletes grandes que tem 13 vezes mais área de superfície que aquele tabletinho.



A aquarelas da Winsor & Newton são fabricadas por aglutinante chamado Gum Kordofan (que é um tipo de goma arábica) e pigmento. A escolha do pigmento depende muito das características de cada um, muitos aspectos são analisados, como a lavagem suave ou texturizada, brilho e força, opacidade ou transparência e assim por diante. Assim é preciso 87 pigmentos para gerar as 96 cores que a marca produz, já que de acordo com especialistas usar o pigmento puro garante uma melhor qualidade na tinta, assim é evitada ao máximo a mistura de pigmentos, já outros pigmentos devem ser misturados para alcançar um certo requisito. Em outros casos, é preciso misturar pigmento para conseguir uma determinada cor, como é o caso da quinacridona ouro, onde o pigmento não está mais disponível.
Uma grande dúvida que as pessoas tem, inclusive eu tinha é em relação as SÉRIES, que são divididas em 4 grupos, que se diferem pelo valor do pigmento (tem pigmentos mais caros que outros), a série 1 é mais barata e a 4 é mais cara, mas não quer dizer que a série 1 oferece as mesmas cores que a série 4 oferece num preço mais em conta, o que difere é o pigmento da cor, então tem cor mais cara e cor mais barata. Eu achava estranho ver uma cor por 28 reais e outra por 35, ai achei que tinha a mesma cor em cada série.  
A diferença dessa marca para as outras é que com o tempo as cores de uma pintura vão sumindo, já as da Winsor & Newtom, o pigmento dura mais. 93 das 96 cores são classificadas como “permanente para uso dos artistas”, o que significa que essas 93 cores são classificadas como AA ou A.
Os pigmentos podem ser orgânicos ou inorgânicos, pra quem não lembra das aulas de Química, os inorgânicos não tem carbono, nunca fizeram parte de alguma matéria viva, que inclui os cadmiuns, cobalto, ultramarino e outros. Os orgânicos são extraídos de matéria viva, como quinacridona, perilenos, ftalicianina e outros.










Cotman



A Cotman é uma marca popular de aquarelas da Winsor & Newton, para deixar o preço mais acessível, os pigmentos caros foram trocados por pigmentos alternativos. No nome da cor apacere HUE e indica que o pigmento tradicional foi substituído por um alternativo. Ela possui 40 cores, estão disponíveis em tabletes ou em tubos de 8ml e 21ml.
Ela também tem poder de permanência e é classificada em AA ou A.
As três cores primárias são hue amarelo limão (lemon yellow), ultramar (ultramarine) e permanent rose. Se for usado o sistema de 6 core,s o fabricante indica a hue amarelo limão, cádmio hue amarelo pálido (cadmium yellow pale hue), rosa permanente (permanent rose), azul permanente (intense blue) e hue cádmio vermelho (cadmium red hue).


Um comentário:

  1. Ótimo post!! Eu estava procurando este tipo de informação, será que você pode me indicar algum site confiável onde posso comprar somente as pastilhas?
    Se puder, me mande por e-mail: fernandocartum@gmail.com
    Adorei as suas ilustrações, parabéns e obrigado!!

    ResponderExcluir