sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Desenho 3 e Mitologia Nórdica

Olá pessoal!

Fiquei um bom tempo sem postar nada, não tinha nada em mente e também não produzi nada.

Tinha um tempo que já estava pensando em fazer uma divulgação do meu trabalho final de Desenho 3, mas como eu estava sem câmera e foram produzidos em papel A3, não tinha como escanear (não tenho scanner tamanho A3) e muito menos colocar na internet. 


Cursei Desenho 3 no 2° de 2010. Na UnB a disciplina desenho 3 é para que comecemos a desenvolver nossa poética. A primeira parte do semestre foi de treino, reprodução e criação, já a segunda parte nós iríamos produzir nosso trabalho final de acordo com nossa poética. 

Infelizmente nosso professor Marco faleceu e como não tínhamos outro professor para substituir, o professor Sérgio Rizo nos orientou no trabalho final. Perdemos bastante tempo por conta dessa fatalidade e tivemos que fazer nosso trabalho em pouco tempo.

A minha proposta foi de fazer desenhos naturalistas sobre Mitologia Nórdica. O professor Rizo me deu bastante apoio para fazer desenhos mais clássicos, porém ele achou muito estranho o tema Mitologia Nórdica e me perguntou de onde eu tirei isso. Perguntou se eu gostava dos quadrinhos do Thor. Depois perguntou se a influência foi por conta da música e citou Wagner. Eu não conhecia nada dos quadrinhos do Thor, nem o tinha o filme ainda. De certa forma, eu comecei a me interessar pelos vikings e sua mitologia por conta da música, por conta do Folk Metal e também sempre gostei de Wagner. Eu também sempre gostei da Era Medieval, do inverno, de povos antigos e etc. Foi até meio difícil explicar isso tudo a ele.

Ele não aparentou gostar muito da proposta e disse que eu tinha que valorizar mais o nacional e perguntou o que eu achava de misturar isso com a cultura nacional, como por exemplo, colocar o passado medieval brasileiro (índios) nos meus desenhos misturando com essa mitologia. Deu um exemplo de um Thor índio. Eu preferi não me manifestar, pois achei essa idéia uma grande MERDA. De onde ele tirou um Thor índio???

Até que depois ele disse que eu poderia sim fazer um trabalho sobre mitologia nórdica e vikings como na realidade, mas que isso seria um trabalho de ilustração (não que ele tivesse algo contra, ele até gosta). Para isso, ele disse que eu teria que fazer uma boa pesquisa sobre roupas, deuses, lendas, moradias, armaduras e etc.

Disse que eu poderia fazer cenas com 1 a 3 pessoas numa folha A4 e se eu fosse usar aquarela, era bom usar um papel de gramatura 300.

Achei o papel A4 muito pequeno e resolvi comprar papel A3 e aqueles pinceis que misturam pêlos sintéticos com pêlos de marta. E sobre as aquarelas, bom, eu tinha um estojo de 12 cores da Cotman que nunca tinha usado e coloquei tudo em prática sem saber nenhuma técnica de aquarela. Ao todo foram 6 desenhos, mas só mostrei 5, um deles ficou uma porcaria e joguei fora.

O primeiro desenho que fiz foi de dois vikings lutando. Tive que pesquisar roupas, espadas e capacetes. Também procurei imagens de vikings lutando.


O segundo e mais demorado foi o das valquírias. Tive que fazer muitos esboços, pesquisar imagens de cavalos e usar a minha irmã e o namorado dela como modelos (claro que eles não fiaram nus). Como valquírias são seres mitológicos, eu criei uma roupa para elas, mas para os guerreiros mortos as roupas foram realistas.


O terceiro desenho foi o da Deusa Frigga. O que me deu trabalho nesse desenho foi a roca. Procurei fazr uma roupa realista. A cor azul é a cor de Frigga e li também que os vikings utilizavam bastante o pigmento azul para tingir tecidos. Coloquei os broches de mulheres vikings, que eram usados para enfeitar e guardar agulhas (caso elas precisassem de costurar alguma coisa).  Coloquei também aquelas asas de ouro típico do imaginário romântico para dizer que ela é uma deusa.




O quarto desenho foi fácil de fazer, foi a deusa Freyja. Nela eu também coloquei as asas de ouro na cabeça. Usei cores que lembram algo mais sedutor e também inventei a roupa dela, mas usei algumas decorações vikings nas peças de ouro e bordados.





 Quase não fiz o sexto desenho. Por acaso não deu tempo pro professor me avaliar no dia e eu aproveitei mais um tempo pra produzir alguma coisa, já que o quinto desenho tinha ficado um lixo. Acabei desenhando Odin, afinal é o deus principal. Procurei fazer Odin do jeito em que ele aparece na terra. Cabeludo, barbudo, com uma capa escura, lança e chapéu de abas longas. E claro, não esqueci de deixá-lo caolho, já que ele trocou um dos olhos pelos corvos Huginn e Muninn.






Os desenhos foram produzidos em bem pouco tempo e eu não conhecia nenhuma técnica na época. Felizmente o esforço valeu a pena, passei com SS, mas ainda ouvindo o sermão de que eu deveria valorizar o nacional.

Hoje conheço muitas técnicas em aquarelas e mudei a minha paleta de cores.

Espero que o próximo trabalho de Mitologia Nórdica em aquarela fique melhor.

3 comentários:

  1. Adorei a quarta tela da deusa Freyja. Foi exatamente o destaque da sensualidade que eu visualizei no tom das cores da roupa dela. Trabalho lindíssimo!!! Parabéns!!!! :*

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela sua arte. Gosto muito dos seus desenhos.

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!
    Seu blog esta' muito interessante e vc jah pinta muito bem!
    Eu sou iniciante tanto em blog quanto em pintura e gosto de seguir blogs como seu...rs!
    Parabens e obrigado por compartir!
    FFly

    ResponderExcluir