sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cabelos – Jono Vaughan



Oi pessoal!



Conheci os trabalhos desse artista e achei maravilhosos. Adoro cabelos!



Jono Vaughan nasceu em Londres em 1977. Fez bacharel em 1999 em Artes Plásticas (The School of Visual Arts – NY). Em 2002 fez mestrado em Ensino em Artes Visuais (The Universityof the Arts, Philadelphia, PA). Em 2009 fez outro mestrado, em Belas Artes (The University of South Florida, Tampa, FL).



Infelizmente não sei quase nada sobre suas influências, mas sei que ele teve alguma influência pesquisando as obras do período Rococó, com cabeleireiros e profissionais de moda.



Os desenhos de cabelos solidificou seu interesse em saber como os estilos de cabelo são restritos e explorados dentro da sociedade em que ele vive. Na esperança de criar discussões sobre uma grande variedade de questões sociais, incluindo gênero, classe e etnia, o artista começou a fazer os desenhos colaborativos baseando em trocas de estilo entre salões e barbearias que são o foco do “Projeto Pêlos North Adams”.



“Hairstylists sempre tiveram grande influência sobre a identidade cultural, às vezes mudando estilos de cabelo para manter seu status, mesmo contra os desejos de seus clientes”.



“Eles também têm seus espaços partilhados com alguns dos mais importantes movimentos políticos e sociais. Pareceu oportuno, então, que esses desenhos devem ser apresentados dentro de espaços que tanto pode solidificar e revolucionar a marca e identidade de indivíduos. É meu objetivo, que através da colocação considerada de cada desenho em um espaço que não pode regularmente característica o estilo mostrado, que os telespectadores irão considerar seu próprio relacionamento com seus cabelos e da maneira em que eles apresentam este aspecto da sua identidade.”


Em geral, seus trabalhos são feitos com grafite, lápis de cor, óleo, aquarela e tinta acrílica.


Série: The ornamental Self (2009)





















Série: The North Adms Hair Project (2011)













Outros trabalhos












Eu gostei muto dos trabalhos dele! Gosto das cores, dos traços e das composições. Gosto dessa ideia dele de não "terminar" os desenhos, para que o cabelo chame mais atenção que o rosto das pessoas. Ele sabe desenhar cabelos muito bem! Gostei mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário