quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nus de Bouguereau

Oi pessoal!

Por enquanto não tenho produzido nada. Tenho uma aquarela e duas telinhas pra terminar, mas estou com preguiça.

Hoje vou postar alguns trabalhos do mestre Bouguereau, meu pintor favorito. Eu coleciono imagens de todos os trabalhos dele, então se eu postasse todos os quadros dele de uma vez, a postagem ficaria muito grande e cansativa. Sendo assim eu prefiro dividir por temas.

Hoje vou postar nus. Embora muitas pessoas ainda tenham problemas com nus, eu não vejo nada de mais. Tem muita gente vulgar por ai que usa roupas que cobre o corpo todo.


É tão delicada e doce a forma que ele pintava os corpos femininos. Os tons suaves me agradam muito. Mesmo não sendo um trabalho hiper-realista, as pessoas parecem ter vida. Na verdade esse tipo de pintura me agrada bem mais que o hiper-realismo e também a outras pinturas anteriores ao século XIX.

Bouguereau fez mais de 800 quadros, mas ainda nem vi imagens de todos. Felizmente quando resolvo procurar novos quadros dele, sempre encontro mais. Talvez isso seja por conta da redescoberta nele. Pra quem não sabe, seus quadros ficaram muitos anos enrolados em porões de museus.

Infelizmente nem todas as imagens estão boas.












(um dos quadros mais belos feitos nesse mundo)







(lindo)





(uma das mais belas Vênus)





quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RESENHA: aquarelas da Faber Castel

Oi pessoal!

Mais uma vez estou aqui pra fazer uma resenha. Dessa vez sobre uma aquarela bem comum, fácil de encontrar e barata. Lembro que na última vez que vi o preço na Casa das Artes estava 19 reais. Motivos que fazem muita gente optar por ela. Imagino que muitos pais compram essa aquarela quando escola pede nas listas de materiais. Até mesmo gente que estuda Artes Plásticas na UnB usa. É também a aquarela mais comprada pelo pessoal que faz Arquitetura no CEUB (já que a maioria deles só compra porque a professora de desenho mandou, então preferem não gastar dinheiro com coisa melhor).



Quando eu fiz curso de aquarela, ela era a aquarela cobrada na lista de materiais. Como eu já tinha um estojo de aquarelas boas, eu nem comprei. A professora dizia que não tinha essa de comprar material caro e uma das alunas comprou essa indicada. Eu via a grande diferença das minhas aquarelas Cotman pras aquarelas da Faber Castel da minha colega de curso. Eu não sei dizer, acho que os trabalhos dela ficavam com cores estranhas. Quando ela queria algo mais forte, ficava opaco. O que eu achei bem estranho, é que a professora pedia essa aquarela na lista de materiais, mas depois de algumas aulas ela falou pra essa minha colega comprar as aquarelas da Pentel e ela acabou comprando aquele jogo de 36 cores da Pentel. Eu resolvi comprar também um jogo da Pentel de 12 cores para economizar as minhas aquarelas da Cotman. Notei que depois que essa minha colega começou a usar as aquarelas da Pentel, aquela coisa que achava tão estranho não apareceu mais.

Toda vez que alguém me mostrava uma aquarela feita com as aquarelas da Faber Castel, eu notava o mesmo efeito estranho. As vezes as pessoas nem precisavam de me dizer que eram as aquarelas da Faber, eu já perguntava de cara: “Você usou aquarelas da Faber Castel?” e a pessoa: “Sim”.

Quando eu dei aula de aquarelas nas monitorias de Desenho 2, eu citava 4 aquarelas: Faber Castel, Pentel, Cotman e Winsor e Newton. Eu dizia que a Winsor e newton era muito cara, porém ótima. A Cotman era a que eu fazia mais propaganda, já que são aquarelas ótimas com um preço não tão salgado quanto as da Winsor e Newton. As da Pentel eu também fazia muita propaganda, já que o preço é bom, fácil de achar e eu não acho tão ruim assim como muitos falam. Indicava a da Faber Castel em função do preço, embora eu dizia que entre ela e Pentel, eu preferia a Pentel.

Esse ano, uma colega minha da Arquitetura me deu o kit dela de aquarelas da Faber Castel. Ela disse que não iria usar, que comprou só pra fazer as disciplinas. Fiz uma pintura com ela e notei que as partes onde passei mais camadas ficaram bem opacas e quanto mais tinta eu pegava, mais efeito guache tinha. Até que li a embalagem e estava escrito algo mais ou menos assim: aglutinantes, pigmentos e cargas. CARGA!!! Pra quem não sabe, a diferença de guache pra aquarela é que o guache é feito da mesma forma que a aquarela, porém ele leva a CARGA, substância que “encorpa” e deixa a tinta opaca. Então, seria a aquarela da Faber Castel um guache???? Não sei, talvez uma aquarela meio guache.

Desenho que pintei com as aquarelas Faber Castel, notem como as sombras e as partes escuras do cabelo ficaram opacos. Eu ainda não terminei, quis fazer esse Art Nouveau atrás, mas não gostei. Vou fazer algo diferente depois. E também não gostei da cara dela. 







Ela vem em pastilhas e começamos a usar pingando gotas de água e fazendo movimentos circulares com o pincel. Quando você faz isso com uma outra aquarela de pastilha, ela vai ficar meio melequenta por um bom tempo (mole e com brilho), já as pastilhas da Faber secam num instante e com aspecto opaco. Pastilhas de outras marcas demoram dias pra ficar com esse aspecto opaco (exemplo na foto acima).


Fui fazendo uns testes e fui notando que ela é pouco pigmentada. Se você quer a cor mais forte, tem que pegar muita tinta e no meio do caminho, a mistura já fica com efeito guache por conta da carga que tem nela. Quando você usa a cor bem clarinha, ela até fica bonitinha.

Mostro aqui os testes

Notem umas partes bem opacas, o que não deveria acontecer, nesse tipo de teste eu queria a cor mais forte e não clarinha, então acabou ficando assim, partes transparentes, partes opacas.


Esse teste é o das cores puras no plano inclinado (técnica pra tinta ficar sem manchas sobre o papel). Com algumas cores eu não consegui fazer sem manchas e olha tanto neste exemplo quanto no de cima que o verde escuro tem pigmento estranho e grosseiro. Ele parece que não cola no papel e no geral, se você passa o dedo, seu dedo fica um pouco colorido. Essa bolinha verde limão saiu com uma sujeira porque não limpei o scanner  e fiquei com preguiça de digitalizar outra vez.


Teste aproveitando as manchas. Notem que a minha intensão era usar a cor mais forte e as partes que a água se acumulou virou guache. Vejam também o pigmento verde escuro. Essa aquarela azul clara foi a que eu achei mias guache de todas.



Encontro de cores



Misturas: nesse teste eu resolvi usar bem clarinho e realmente ficou bem bonitinho. Adorei a mistura da sexta bolinha, foi rosa com marrom. A quarta bolinha é a mistura de vermelho e azul escuro. Finalmente alguma tinta em que a mistura dessas duas cores geram roxo. Ta certo que não é um roxo tão roxo, mas ainda ficou uma cor bonita, geralmente a mistura fica com cor sempre estranha.


Alguns efeitos


Teste dos efeitos "couve flor" com rosa, bege, marrom e branco. Ao menos uma vantagem desse branco ser bem opaco é que pra fazer esses efeitos couve flor fica bem bacana! Geralmente eu tenho que usar guache e não aquarela.


Uma coisa que eu fiz: passei a unha em algumas partes que ficaram com efeito guache e saiu um tanto da tinta!



OBS: pessoal, essas linhas que vocês estão vendo fazem parte da textura do papel. É o papel de gramatura 300 da Canson. Não gosto muito dele, más é um material mais em conta.




O que achei

É difícil dizer isso, já que tem muita gente que usa e vai apelar. Mas essa é minha opinião. Eu não gostei dessa aquarela. Como já foi dito, ela é uma aquarela meio guache. Se eu quero efeitos guaches, eu prefiro fazer com o próprio guache e não com aquarela. Outro defeito que eu já disse, se eu quero usar a cor mais forte e não pastel, ele vira guache. Eu indico esse kit pra quem estuda no CEUB e não usa aquarela, mas tem que comprar pra ser aprovado na disciplina de Desenho. Ou então pra você que tem que usar aquarela, mas sabe que depois não vai usar. Indico pra quem também não tem dinheiro pra NADA. Se bem que é capaz de encontrar aquarela mais barata e com o mesmo efeito por ai nessas lojinhas de utilidades ou 1,99 (se é que ainda usam esse nome).

Se você é do tipo de pessoa que gosta de aquarela só para fazer pinturas bem pasteis, é uma boa economia de dinheiro. Apenas 20 reais e vai durar muito tempo.

Em relação à durabilidade da tinta no papel durante anos, eu não sei nada. Imagino que não deva durar tanto tempo assim.

Alguns falam que quem pretende aprender tem que usar material bom pra depois saber fazer coisas boas com o material ruim. Outros falam que se você aprende a usar logo o material ruim, você já sabe fazer qualquer coisa com qualquer outro material. Eu ainda não cheguei numa conclusão de qual opinião é a certa. Mas nesse caso, eu acho que se você tem realmente interesse em aprender a usar, melhor investir um pouco mais. E outra, evite de usar o pincel que vem junto no kit, pra aquarela é melhor um pincel que tenha a ponta mais fina.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RESENHA: Guaches da Talens

Oi pessoal!




Eu só tinha feito resenhas de materiais produzidos por mim artesanalmente. Porém acho que é bom fazer resenha de todos os materiais que uso para compartilhar experiências com vocês. Dizer minha opinião das coisas, que nem as blogueiras de blogs de moda fazem quando compram maquiagens e esmaltes. Ainda mais quando a gente tem curiosidade de comprar um material que é caro, mas fica com medo se o produto não é aquilo que a gente imagina.

No meu primeiro semestre de Artes Plásticas na UnB, eu tive uma disciplina obrigatória onde a professora mandava a gente fazer estudo de cores com guaches da Talens. Ela fazia mil propagandas sobre esse guache, que as cores eram lindas e não tinha nem comparação com esses guaches de papelaria. Eu achei um absurdo o preço, 17 reais um vidrinho de 16 ml (isso foi em 2009 na Casa das Artes, nem sei quanto custa hoje). A gente tinha que comprar 5 cores: amarelo, ciano, magenta, preto e branco. Claro que não comprei. Até pouco tempo atrás, eu associava guache a tinta escolar, tinha preconceito e me recusava a pagar caro em qualquer material, ainda mais em guache (sim, eu não comprava material caro de forma alguma).

Até que minha amiga comprou e eu vi que realmente os guaches Talens eram bons mesmo, porém queria dar o braço a torcer. Achava que não valia o preço. Ainda mais que na época eu usava apenas lápis de cor e tinta óleo.

Quando eu comecei a usar aquarela, eu pude entender mais sobre materiais. Pra quem não sabe, a aquarela é basicamente pigmento, goma arábica e glicerina. O guache é basicamente isso e mais a carga, uma substância que serve tanto pra deixar tudo mais encorpado e também é responsável pela opacidade do guache. Essa é a diferença de guache para aquarela: aquarela é transparente e guache é opaco.

Comecei a me interessar um pouco por guache quando fazia grama com aquarela. Eu precisava de algo mais opaco pra conseguir fazer uma grama que me agradasse e a ideia surgiu de usar guache. Até que minha mãe foi pra Roma e eu pedi pra ela comprar materiais, dentre eles os guaches da Talens. Pedi para ela comprar as cores três cores primárias: lemon yellow, light blue (cyan) e permanente rose (magenta). Também o black intenso, branco, o vermelho (já que é meio chato sempre fazer um vermelho misturando amarelo e magenta) e um marrom (deep brown). Minha mãe comprou  e por engano comprou também uma cor linda a mais, o lilás.

(não sei responder pq o vermelho tem embalagem diferente)

Para você que quer economizar dinheiro, com 5 cores: amarelo, magenta, ciano, preto e branco você pode fazer todas as cores. Claro que com dificuldade, por isso achei melhor comprar um marrom e um vermelho.



Conheci gente que critica esses guaches, falando que é uma bosta, que é muito grosso e difícil de usar. O que acontece é que esse guache é muito pigmentado (e talvez também tenha muita carga), sendo assim, é mais fácil usar misturando com água (e fazendo assim você vai economizar muito, já que usando ele puro, acaba num instante). Fiz uns testes e vi que fica com muita textura quando se usa puro (o que pode ser uma qualidade dependendo do que você pretende fazer). Misturando com água você ainda consegue obter resultados bem opacos (mas claro que se não jogar muita água né, ta querendo muito). Há também como usar guache de uma maneira mais aquarelada se misturar com muita água. 




Aqui vai um dos testes: a primeira linha é o guache puro, a segunda guache com um pouco de água e a terceira com efeito aquarelado. Notem a textura do guache Talens se for usado puro. 

OBS: Eu tinha feito um teste de efeito aquarelado num papel de gramatura 200 da canson e não ficou bom, parece que absorveu muito, fiz no de gramatura 300 da mesma marca e ficou bem melhor. Infelizmente a imagem não está nítida.



Brincando de fazer misturas: a primeira coluna da vertical e da horizontal são as cores puras das bisnagas e as outras colunas são suas misturas:


As cores puras das bisnagas com suas nuances e tons (mistura com preto e branco) - o guache branco quase não apareceu.


Efeito aquarelado e sua transparência:
notem que o marrom (cor 5) é bem avermelhado, não gostei dessa cor, devia ter escolhido outro marrom. A oitava cor é o branco.


Efeito aquarela com manchas



Com essas três cores mais o preto e branco você consegue fazer todas as outras cores

Encontro de tintas



Mistura de cores e efeito aquarelavel: notem que os pigmentos parecem que são compativeis. Geralmente na aquarela quando você mistura duas cores e faz um trabalho bem aguado, certos pigmentos não "aceitam" se misturar com outros e acabam fazendo manchas (mostrando as duas cores). Isso acontecem somente na quinta, sexta e sétima bolinha e foi bem de leve.


Por foto nem se nota tanto



Alguns efeitos que minha professora de aquarela chama de "couve flor" aproveitando tanto a opacidade quando a transparência:


 (achei esse pigmento preto meio grosseiro, da pra notar que parece uma areia preta bem fina, porém ele é bem forte).


O que achei: gosto muito do material e achei que valeu a compra. É um material indicado pra quem gosta de aquarela e claro, do próprio guache. Eu ainda não experimentei outros guaches profissionais, então só tenho certo “embasamento” em relação aos guaches de papelaria, como faber castel, acrilex e outros. Realmente ele é bem melhor. Notei também que o pigmento do guache preto é grosseiro em relação aos outros (como foi dito antes), mas uma qualidade é que ele é MUITO forte. O marrom também é meio grosseiro, imagino que o pigmento seja terroso (esse efeito areia é comum em tintas feitas com pigmentos terrosos).

Lembrando que eu não sou dona da verdade e o que coloquei aqui são meus experimentos e minha opinião.


Aqui vai um pedaço da grama do trabalho da postagem passada, foi feito com os guaches da Talens. Gosto de fazer a grama com efeito mais opaco pra que ela possa cobrir o que está atras dela, nesse caro cobrir o barco. Não ficou 100% opaco pois misturei com muita água e também fiquei com medo de ficar com textura.


Um desenho que pintei o fundo com o guache amarelo e água



Vai aqui o catálogo de cores dos guaches Talens (dos tubos de 20ml)



Notem a parte que fala da resistência a luz, 42 de 60 cores tem mais de 100 anos de resistência a luz dadas as condições de um museu. Infelizmente na embalagem eles só colocam o código do pigmento e não o nome dele.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Casal fugindo - aquarela e guache

Oi pessoal!
Estou de férias, finalmente, porém logo minhas aulas começam.
Eu fico com peso na consciência por não fazer nada nas férias e pensei em pintar. Bateu uma baita preguiça de terminar os retratinhos nos pedaços de mdf, então decidi fazer uma coisa que não fazia há um bom tempo: AQUARELAS.
Terminei uma ontem e comecei ontem um desenho novo, porém nem terminei esse segundo.
Não estava afim de quebrar a cabeça, já que férias é pra relaxar, então decidi fazer um desenho bem livre, sem pensar em nada. Peguei um papel de aquarela, fui desenhando e vi no que dava. Enfim, saiu um casal num barco, decidi fazer meio que uma cena de casal fugindo. Há muitas histórias de casais que fogem, quem sabe ela pode servir para ilustrar uma delas, né.
Estava afim de trabalhar iluminação noturna e coloquei essa tocha. Depois que já estava pintando pensei em algo: “se eles estão fugindo, o fogo vai fazer com que todo mundo possa saber onde eles estão, dãããã!” Mesmo assim nem liguei. Eu gostei do resultado.


Usei aquarelas da Winsor & Newton e guaches da Talens na grama.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Camylla esculpindo - óleo sobre tela

Oi pessoal!

Estou tão ocupada com os trabalhos finais, nem acredito que arrumei um tempinho hoje pra postar aqui.

Todos os quadros que deveriam está prontos pra apresentação de amanhã (disciplina Pintura 2) já foram concluídos. Eu comecei outras 2 telas bem pequenas em MDF só pra fazer exercícios de pintura, apenas trabalhando cores novas e a beleza. Porém esses não fazem parte da série que desenvolvi pras aulas de pintura.

Assim que as aulas desse semestre começaram eu estiquei um jeans enorme que comprei pra fazer de tela. Na loja não tinha algodão, então comprei jeans, que também é um pano bem resistente. A cor do tecido não importa, já que podemos passar tinta branca nele na hora do preparo ou se preferir pintar direto na superfície colorida do pano.

Eu estava fazendo umas contas sobre esse lance de preparar a tela com o tecido e depois mandar colocar o sarrafo nas lojas de moldura. Acaba saindo quase o mesmo preço ou mais caro, visto que você vai precisar de cola e os materiais para preparar essa tela. Um tubo de cola cascorez não é muito barato. Mas como não estou querendo ocupar espaço da minha casa colocando telas enormes, então acaba ficando mais barato e ocupando menos espaço deixar a pintura enrolada depois de seca.

Eu estiquei o jeans e passei duas camadas de cola cascorez. Uma bem diluída com água e assim que secou, passei uma outra camada com menos proporção de água. A última camada eu passei uma tinta acrílica creme de parede que achei aqui em casa.
Fiz a pintura na metade do tecido, já que não estava afim de fazer pinturas gigantes. Acabou que o tamanho dela ficou de 70 cm por 90 cm.

Esse semestre conheci uma menina muito bonita e gente boa que fez uma disciplina comigo. Eu pedi para pinta-la pro meu trabalho, mas como toda vez dava algum desencontro na hora de tirar uma foto dela, optei por pegar uma foto muito linda que tinha no facebook dela.
A técnica não foi diferente de todas as outras que tinha feito anteriormente nesse semestre. Pra quem não se lembra, estudei um pouco das técnicas de Caravaggio e essa iluminação dramática que tanto me agrada. Resolvi colocar um fundo avermelhado misturando o light red da winton com outras cores.

A serie no geral ficou muito marrom por conta da cor sombra queimada e do marrom vandyke. Então eu resolvi inserir um pouco de cor neste quadro, usei uma mistura de verde inglês, sombra queimada, ocre e amarelo de Nápoles e ficou esse verde oliva da camisa. Eu não sou muito fã de cores e meus trabalhos no geral têm cores mais acinzentadas e verdes mais “militares” (verde oliva, musgo e etc) do que verdes mais alegres. Pinturas muito coloridas não me agradam muito e nessa série, o colorido foi deixado de lado, dando mais importância para as sombras e a construção com os marrons.

Uma vez a minha professora de Pintura 1 tinha me dito que tem vezes que é melhor fazer pontos de luz com amarelo de Nápoles do que com o branco puro. Eu li algumas coisas sobre pintura tradicional que diziam a mesma coisa, não citando o amarelo de Nápoles, mas diziam que não era bom usar o branco. Realmente essa é uma dica de ouro e deixa o trabalho mais natural.

Eu perdi as contas de quantas mil camadas de sombra queimada, marron vandyke e a mistura deles com preto marfim eu passei nessa tela. Ainda mais pra fazer ajustes no fundo (que me deu tanto trabalho para chegar ao tom desejado) e no cabelo.

Amanhã será a apresentação de pintura e eu estou bem nervosa. Cagaram meu trabalho na outra apresentação e já sei que não vai ser diferente nessa de agora. Como meu professor fala, as pessoas tem a tendência a dizer que o que é belo não vale. 




Esse foi o maior quadro da série, uma pena que não sei fotografar telas.





quinta-feira, 11 de julho de 2013

Pâmella - óleo sobre tela

Oi pessoal!

Já tem tempo que terminei esse quadro. Essa menina que está fazendo uma linda trança no cabelo é a Pâmella, o cabelo dela é preto e enorme! Espero que ela não invente de passar a tesoura nele.

Outra vez fiz baseando naquelas técnicas que já disse aqui mil vezes. Quis explorar um fundo mais avermelhado nessa pintura para deixar mais dramático.
Acho que dessa série, foi o quase que mais gostei.

Na época que comecei a pintar, eu ganhei 3 tubos da winton (winsor &newton) do Werbete, tintas que eu adorei, em especial o marrom vandyke. Ele me deu o ocre, o marron van dyke e esse vermelho meio amarronzado (light red) que usei no fundo dessa tela (claro que misturado com outras cores). Essas tintas são realmente boas e bem pigmentadas.




Não tenho bem um passo a passo, mas tenho uma foto dele só no carvão e das primeiras camadas:


(camadas bem diluídas de sombra queimada e óleo de linhaça)


Ficou assim

(não sei tirar foto de telas, o brilho do óleo apareceu na imagem dando essa impressão de  coisa cinzenta no fundo)

Detalhes



Cores usadas


domingo, 7 de julho de 2013

Cabelos de sereia - aquarela e guache

Oi pessoal!

Finalmente terminei uma aquarela que não fosse trabalho de Arquitetura e nem trabalho de faculdade algum e sim um trabalho que fiz sem obrigação alguma.

Sabe aqueles dias que você tira seu caderno de desenho da bolsa só pra ter algo pra fazer? Em um dia desses, eu desenhei por desenhar o rosto de uma sereia e acabei gostando muito do resultado e fiz mais alguns desenhos parecidos no caderno.  Pensei em transformar até em xilogravura, mas como estou sem condições e preguiça de gravar, resolvi fazer algo que já estou acostumada a fazer: aquarela.

Peguei um papel A3 bonito e de aquarela e com a qualidade melhor do que aquele mais baratinho da Canson (de capa amarela e vermelha) e fiz o desenho. Comecei a aquarelar um pouco o rosto dela e fiz os peixes com aquarela e guache da Talens (amo). Usei também uma caneta branca pra retoques nas bolhas. Depois disso o desenho ficou parado por 3 meses. Esses dias tomei vergonha na cara e terminei.


É bom conhecer também os efeitos que um bom guache pode fazer junto com aquarela (ou somente ele). As tintas guaches usei nos peixinhos, já que eu queria cores vibrantes neles.




Essa aqui é a tal caneta a base de óleo que usei pra fazer os pontos de luz nas bolhas



Zoom




E pra dizer também que quero fazer isso no meu cabelo, platinar e fazer um ombré hair rosa e turquesa (mas querer não é poder).