terça-feira, 16 de julho de 2013

Camylla esculpindo - óleo sobre tela

Oi pessoal!

Estou tão ocupada com os trabalhos finais, nem acredito que arrumei um tempinho hoje pra postar aqui.

Todos os quadros que deveriam está prontos pra apresentação de amanhã (disciplina Pintura 2) já foram concluídos. Eu comecei outras 2 telas bem pequenas em MDF só pra fazer exercícios de pintura, apenas trabalhando cores novas e a beleza. Porém esses não fazem parte da série que desenvolvi pras aulas de pintura.

Assim que as aulas desse semestre começaram eu estiquei um jeans enorme que comprei pra fazer de tela. Na loja não tinha algodão, então comprei jeans, que também é um pano bem resistente. A cor do tecido não importa, já que podemos passar tinta branca nele na hora do preparo ou se preferir pintar direto na superfície colorida do pano.

Eu estava fazendo umas contas sobre esse lance de preparar a tela com o tecido e depois mandar colocar o sarrafo nas lojas de moldura. Acaba saindo quase o mesmo preço ou mais caro, visto que você vai precisar de cola e os materiais para preparar essa tela. Um tubo de cola cascorez não é muito barato. Mas como não estou querendo ocupar espaço da minha casa colocando telas enormes, então acaba ficando mais barato e ocupando menos espaço deixar a pintura enrolada depois de seca.

Eu estiquei o jeans e passei duas camadas de cola cascorez. Uma bem diluída com água e assim que secou, passei uma outra camada com menos proporção de água. A última camada eu passei uma tinta acrílica creme de parede que achei aqui em casa.
Fiz a pintura na metade do tecido, já que não estava afim de fazer pinturas gigantes. Acabou que o tamanho dela ficou de 70 cm por 90 cm.

Esse semestre conheci uma menina muito bonita e gente boa que fez uma disciplina comigo. Eu pedi para pinta-la pro meu trabalho, mas como toda vez dava algum desencontro na hora de tirar uma foto dela, optei por pegar uma foto muito linda que tinha no facebook dela.
A técnica não foi diferente de todas as outras que tinha feito anteriormente nesse semestre. Pra quem não se lembra, estudei um pouco das técnicas de Caravaggio e essa iluminação dramática que tanto me agrada. Resolvi colocar um fundo avermelhado misturando o light red da winton com outras cores.

A serie no geral ficou muito marrom por conta da cor sombra queimada e do marrom vandyke. Então eu resolvi inserir um pouco de cor neste quadro, usei uma mistura de verde inglês, sombra queimada, ocre e amarelo de Nápoles e ficou esse verde oliva da camisa. Eu não sou muito fã de cores e meus trabalhos no geral têm cores mais acinzentadas e verdes mais “militares” (verde oliva, musgo e etc) do que verdes mais alegres. Pinturas muito coloridas não me agradam muito e nessa série, o colorido foi deixado de lado, dando mais importância para as sombras e a construção com os marrons.

Uma vez a minha professora de Pintura 1 tinha me dito que tem vezes que é melhor fazer pontos de luz com amarelo de Nápoles do que com o branco puro. Eu li algumas coisas sobre pintura tradicional que diziam a mesma coisa, não citando o amarelo de Nápoles, mas diziam que não era bom usar o branco. Realmente essa é uma dica de ouro e deixa o trabalho mais natural.

Eu perdi as contas de quantas mil camadas de sombra queimada, marron vandyke e a mistura deles com preto marfim eu passei nessa tela. Ainda mais pra fazer ajustes no fundo (que me deu tanto trabalho para chegar ao tom desejado) e no cabelo.

Amanhã será a apresentação de pintura e eu estou bem nervosa. Cagaram meu trabalho na outra apresentação e já sei que não vai ser diferente nessa de agora. Como meu professor fala, as pessoas tem a tendência a dizer que o que é belo não vale. 




Esse foi o maior quadro da série, uma pena que não sei fotografar telas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário