sexta-feira, 20 de abril de 2018

Minha experiência com óleo da Pebeo

Oi pessoal!




Eu vim fazer uma postagem hoje um pouco comprometedora. Trata-se da minha experiência com a tinta óleo Pebeo. Eu fiquei até um pouco receosa de fazer essa postagem e por acaso algum representante da marca acessar isso e vir me encher o saco. No entanto meu blog está há anos luz de ser famoso e não sou nenhuma influenciadora.


Devem ter 3 anos que eu fiz aula de pintura impressionista, onde a gama de cores é bem maior que a paleta da pintura acadêmica. Eu precisava então comprar 5 cores a mais. Na falta da grana eu não pude comprar Winton (que é a tinta boa que é disponibilizada na loja física da minha cidade). Haviam as marcas Gato Preto, Acrilex, Corfix e Pebeo. Seguindo aquele senso comum de que tintas importadas tem melhor qualidade que tinta nacional, eu levei as 5 cores. Eu imaginava que a Pebeo não tivesse a mesma qualidade que a Winton, mas pensei que pudesse ser melhor que Corfix e principalmente Gato Preto e Acrilex.

(sim, eu sei que elas estão feinhas, hahaha)

As cores compradas foram: Terra de Siena, Siena Queimada, Terra Verde, Azul Ultramar e o Violeta Dioxazine. Essas cores me foram até úteis, embora eu preferia que a indústria de materiais artísticos ainda disponibilizasse aquelas embalagens menores. Em primeiro lugar porque a qualidade da Pebeo, pelo menos na minha experiência, deixou muito a desejar. Segundo porque a gente acaba pagando mais caro e muitas vezes o tubo nunca acaba. Eu ao menos consegui comprar duas cores do tubo pequeno que sobraram na loja, hoje elas nem são mais fabricadas.


Eu achei a tinta bem oleosa e pouco pigmentada. O que não é nada bom. Para ser sincera a Corfix é melhor. As duas tintas com pigmentos terrosos até são meio grosseiras. Ao menos a marca disponibiliza o pigmento usado, exemplo: a Violeta Dioxazine é feita com o pigmento PV23 apenas. Também outra coisa boa é que ela recebe o selo AP da ACMI, que assegura que a tinta não é toxica, ou não é tão toxica.


Pois bem pessoal, agora uma coisa que eu vou dizer que é realmente triste: um quadro meu onde eu utilizei as 5 cores da Pebeo acabou escurecendo com o tempo. Triste, não é?! Esse tipo de coisa eu não tinha visto acontecer com outras tintas, apenas com uma Flake White HUE (uma imitação de branco de chumbo feita com a mistura de titânio e zinco). A marca surgiu em 1919, mas pelo visto esses quase 100 anos de existência não foram parâmetros.


Longe de mim indicar comprar Gato Preto e Acrilex, embora a Pebeo não fique muito longe disso. Só quero deixar minha experiência para vocês refletirem na hora de comprar suas tintas e darem preferência para algo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário