quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

O segredo - óleo sobre tela

Já tem um tempo que a minha pintura “O segredo” tinha sido exposta no Par de ideias, só que até então eu não tinha tirado uma foto que prestasse. Um dia de tarde eu juntei alguns quadros e a Maísa os fotografou no sol. Até que enfim faço uma postagem sobre dela!

Este quadro foi um trabalho original realizado na aula do Marcelo, que é de pintura realista. A proposta era fazer uma pintura por base de uma foto que eu elaborasse. Eu quis trabalhar com um pouco com a antiguidade greco-romana, afinal essa é a minha primeira pintura clássica! Eu  queria buscar simbolismos, que também era uma temática neoclássica.

Eu tinha visto algumas pinturas do Bouguereau com simbolismos de jarro na ambuiguidade e em outras culturas: algo que guarda segredo, conhecimento, um saber. Eu quis uma figura humana olhando dentro do jarro, tentando descobrir o segredo. Explorar a curiosidade e descobrir o que há la dentro do jarro.  

Tratei de arrumar tecidos brancos para criar uma roupa grega simples. Um primeiro ensaio foi realizado no Parque Olhos D’água, onde pedi para que a Elisa vestisse a roupa grega. Porém as fotos não me agradaram tanto. Eu preferi fazer um teste na luz da manhã e a Ana Beatriz posou para mim no Parque dos Jequitibás aqui em Sobradinho. Eu queria uma composição mais diagonal para maior movimento do olhar.

Selecionei as fotos e preparei a tela como de costume e toda aquela etapa inicial de imprimatura e ebauche colorido foram feitos. Acontece que o Marcelo foi para a França e eu acabei começando uma pintura nova com o Felipe Salsano. Só depois de 3 meses que peguei na pintura outra vez.



Foi este o resultado da pintura! 

Também venho aqui dizer que estou participando da equipe do Par de Ideias como professora de Fundamentos da Pintura e Desenho de Perspectiva e Croqui! Quem se interessar, passe la no ateliê para a gente conversar sobre isso!


As cores usadas foram:

-ivory black (preto) da Gamblin;
-sombra queimada da Gamblin;
-Vermelho de cádmio da Maimeri;
-Ocre da Rembranth;
-Branco de titânio da Rembrandt;
-Alizarin Crimson da Gamblin;
-Azul cerúleo da Gamblin;
-Azul ultramar da Pebeo;
-Terra de Siena da Pebeo;
-Terra de Siena queimada da Pebeo;

-Amarelo de Nápoles da Gamblin;

Nenhum comentário:

Postar um comentário