quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Camila, óleo sobre tela

Oi pessoal!



Esta é a última postagem do ano e finalmente termino 2015 com uma pintura a óleo. Estas férias decidi selecionar modelos para fotografar e depois pintar. Algumas modelos se disponibilizaram para isso, outras meninas lindas que conheço não quiseram. Não era necessariamente pintura de nu. Pensei em retratos, mas a Camila aceitou nu e foi ótimo isso, pouco gente topa.


Fiquei com medo de não dar conta do serviço, mas cheguei a um resultado perto do que queria. Na verdade eu pensei que ia ficar longe disso, mas consegui. Infelizmente eu sou meio travada com óleo e tenho uma certa preguiça de lavar o material. Faz muita sujeira e eu fico com preguiça de continuar. No entanto como este quadro ficou pronto eu já comecei o ebauche do próximo, um outro nu com a mesma modelo.


Eu não cheguei a fazer uma postagem sobre a nova preparação de tela e o aproveitamento dos chassis. Eu tinha muitas telas paradas aqui em casa. Algumas que eu não iria continuar ou outras que eu acho horríveis. Para não precisar comprar telas novas, eu tirei a lona com a pintura e comprei algodão e um grampeador de estofado. Estiquei a lona nova nos chassis e preparei as telas. Novinhas para pintar!


Eu gosto de experimentar materiais e já tinha um tempo que eu queria usar um pigmento branco que tenho aqui em casa, um dióxido de titânio. Pra quem não sabe é com este pigmento que se faz a tinta branco de titânio. Cheguei a ler uns artigos de preparação de tinta. Eu não tenho todos os materiais, mas sei que o básico é pigmento e óleo, no caso usei o óleo de linhaça. Alguns dizem que era bom usar o óleo de nozes, pois amarela menos com o pigmento branco, mas o de linhaça era o que tinha aqui em casa. A tinta ficou bastante pigmentada, um pouquinho dela era suficiente para clarear outras tintas. Em relação a qualidade com o tempo é algo que eu não sei dizer. Se vale a pena? Acho que não. Justamente por não saber a influencia com o tempo, não tenho nenhuma segurança enquanto a isso. Eu não sei se ela vai amarelar com o passar dos anos. Também não digo que nunca mais vou fazer uma tinta artesanal. É trabalhoso e por enquanto inseguro pra mim, mas experimentar sempre é bem vindo.

(foto ilustrativa)



Bom, este foi o primeiro das férias e espero fazer pelo menos mais dois. Outra coisa que está consumindo meu tempo é um outro projeto, mas de desenho e aquarela que depois falo aqui sobre ele. No entanto espero que esta postagem sirva para mostrar pras outras modelos um pouco dos meus estudos e trabalhos com óleo. Como disse antes, não precisa ser nu. Isso vai do que cada modelo aceita fazer. 

Há ainda nele um retoque na perna que quero fazer que só percebi depois que eu pasei o verniz de retoque.

A imprimatura foi feita com o foundation white, ocre, um pouco de preto e sombra queimada, cores mais permanentes. Tirando esta preparação, todo o branco usado foi feito com o branco de titânio artesanal. Para a pele eu resolvi diminuir bem a paleta, ficando apenas com o branco, ocre, vermelho de cádmio, sombra queimada e preto. O cetim amarelo da cabeça foi feito com ocre, sombra queimada, vermelho de cádmio, um pouco de preto e amarelo de cádmio. O tecido verde me deu um belo trabalho, tive que refazer 3 vezes. Suas cores foram o terra verde da Rembranth, o terra verde da pebeo (sim, as cores podem variar muito de uma marca para a outra), branco, sombra queimada e preto. O marrom do tecido abaixo foi sombra queimada, preto, ocre, branco de titânio e vermelho de cádmio. O fundo foi complicado. Eu primeiro tinha feito uma mistura que fez uma tinta grossa de branco de titânio, ocre, azul cérulo e se não me engano um pouco de sombra queimada. No entanto eu não gostei e resolvi fazer uma camada transparente usando sombra queimada e ocre. 


Cores:
  • Branco de titânio (artesanal)
  • Ivory black
  • Amarelo ocre
  • Vermelho de cádmio
  • Sombra queimada
  • Amarelo de cádmio
  • Azul cerúlio
  • Terra verde




Nenhum comentário:

Postar um comentário