terça-feira, 19 de maio de 2015

Coníferas e seus reflexos nas minhas utopias

Oi pessoal!





Estava tão pensativa esses dias a respeito de coisas que gosto. De fato um tipo de ambiente que eu gostaria de está é uma floresta cheia de pinheiros com o céu bem estrelado. Poderia ser em alguma floresta nos Estados Unidos ou no norte da Europa ou Canadá para poder ver a aurora boreal. Uma utopia seria ver galáxias e a imensidão de um céu roxo, mas juro que tenho muita vontade de deitar no chão e ver isso. Afinal sonhar é de graça.



Se tem uma coisa que me agrada muito nessas florestas geladas são os pinheiros. Pinus, coníferas ou seja lá o que for são as árvores que eu acho mais bonitas. Nas minhas fantasias o pinheiro é uma espécie de porta para o meu interior, assim como as conchas que remetem às sereias. Portanto eu coleciono algumas pinhas que acho por aí por ser um meio de está em contato com um universo gelado e fantástico. De fato essa variedade se tornou um símbolo para mim.

(foto minha em Asni- Marrocos)


Falando um pouco mais dessa variedade de plantas, as coníferas são gimnospermas e podem ser arbustos ou árvores (em sua maioria). Esses vegetais são capazes de viver muito tempo, assim foram encontrados pinheiros com mais de 4600 anos. A árvore mais antiga do mundo é um pinheiro europeu de mais de 9500 anos. Além do mais, elas são plantas bem resistentes e capazes de sobreviver em climas rigorosos. Elas são uma das plantas mais antigas da Terra.


Uma vez um professor de paisagismo disse que os pinheiros podem resistir a diferentes climas e temperaturas. Sendo assim encontradas até em desertos. De fato elas são as árvores que estão nos locais de invernos mais frios, já outras árvores não sobrevivem a temperaturas tão baixas. Os pinheiros foram as primeiras árvores e cobriam grande parte do mundo. Depois outras espécies foram surgindo e tomando espaço em regiões de climas menos frios e tropicais. No entanto somente os pinheiros sobreviveram em locais extremamente gelados.

(foto minah em Asni - Marrocos)


Os pinus podem ser os abetos, sequóias, chamaecyparis, ciprestes, cedrus, araucárias e outros. Existem também as tuias que são arbustos bastante utilizados no paisagismo.



No paisagismo quando queremos uma atmosfera  mais fria utilizamos os pinheiros, tuias e samambaias. Nem preciso dizer que se um dia eu tiver um sítio vou plantar um tan
to.



As árvores para diversas mitologias eram consideradas mágicas e também uma ligação com os deuses. Assim, a adoração aos deuses eram peitas nos pés das árvores, onde deixavam oferendas. Em algumas religiões xamânicas eram amarradas fitas coloridas nos galhos. As árvores também guardavam espíritos. Alguns grupos xamânicos dos países bálticos levavam pequenos pinheiros para casa na época do solstício de inverno e enfeitavam como de forma parecida com o que hoje fazemos nas nossas árvores de natal. O que de fato esse símbolo natalino nada mais é que uma herança pagã.



A tradição de se levar os pinheiros para casa e enfeita-los foi levada aos povos germânicos. As primeiras árvores de natal surgiram na Alemanha por volta de 1530. Existem hipóteses que essa tradição foi espalhada para o restante da Europa por conta de Lutero.



Quando eu estava procurando alguma coisa relacionada aos mitos e ocultismo vi um texto cristão que dizia que não podemos continuar com a tradição de fazer árvores de natal, pois é algo pagão do capiroto. Pior que realmente tem gente que pensa assim. Ainda bem que não ando com esse tipo de gente.


O xamanismo é um tipo de coisa que eu ainda quero entender mais. Não digo apenas ao que acontecia entre os celtas e nórdicos, mas também aos siberianos, esquimós e índios americanos. 



Quando fiz esse blog eu tinha a intensão de não apenas mostrar meus trabalhos, mas também minhas influências. Eu gosto de natureza nos meus desenhos e principalmente esses ambientes mais frios. Depois que eu comecei a desenvolver a ideia do meu mundo secreto (que agora não é mais secreto, pois conto aqui no blog) certas imagens, culturas, lendas e conhecimentos passaram a fazer parte desse local. Nada mais justo que falar um pouco das coníferas, já que os pinheiros são minhas árvores favoritas e eu queria viver na floresta cheia deles. Assim os bosques de pinheiros, florestas e pinheirais também são paisagens desse meu mundo interior, aliás, as paisagens principais.


(aquarela minha já postada aqui antes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário