domingo, 5 de abril de 2015

A elfa Glória da Manhã

Oi pessoal!



Passei a páscoa desenhando e pintando, o que foi ótimo! Criatividade a flor da pele! Aproveitei para trabalhar mais a composição e fazer desenhos mais desafiadores. Terminei também um estudo a óleo que eu já estava de saco cheio de fazer.



Já tinha um tempo que estava fazendo um desenho e pegava para pintar aos poucos nos fins de semana. Queria fazer uma composição bem bacana, uma elfa num jardim bem florido. Trabalhei a questão dos planos. Queria também colocar em prática umas dicas de aquarela para figura humana que o Marcelo me passou, mas o papel não favoreceu.


Usei aquele papel da linha universitária gramatura 300 da Canso, o que tem textura listrada. Detesto esse papel. Definitivamente ele só presta para fazer aquarelas rápidas e com poucas camadas. O desenho da elfa tiveram MUITAS camadas, logo muitas partes ficaram danificadas. Esse papel é pouco resistente embora sendo de boa gramatura. Além de absorver, a água dissolve fácil e fica uma coisa meio porosa onde a gente passa muitas camadas de aquarela. Há quem goste desse papel, mas aqui eu coloco minha experiência e ponto de vista. Ele não é um material bom para os meus trabalhos.


Eu usei um pouco de guache. Semana passada uns amigos meus estavam falando algo interessante para se pensar. Eles disseram que realmente tem preconceito com guache e que não desassociam o material a um item escolar. Por um lado eles não estão errados, isso se pegar esses guaches baratinhos por aí. Mas é possível fazer coisas legais com guaches melhores. Eu geralmente uso quando quero algo opaco, alguns efeitos de luz ou então para corrigir erros. A opacidade do guache me ajuda a corrigir cagadas, como aconteceu nesse desenho. Esse papel é tão miserável que absorvia água e manchava o desenho todo. Manchou muito do cabelo da pobre elfa. Ai no caso eu esperava secar e passava um guache diluído por cima. O segredo do guache da Talens é diluir um pouco na água. Ele é bem forte.



Eu gostei bastante do desenho, mas realmente se eu tivesse usado um papel melhor teria tiro resultado mais satisfatório. Olhem como essas linhas atrapalham! Ta certo que o outro lado desse papel é liso, mas nessa folha o lado liso estava sujo, hahahaha e era a que estava mais próxima no momento.


Aí ficou pronta minha elfinha Glória da Manhã. Ela tem esse nome por ser a elfa que cuida das flores glória da manhã do reino de Amandopia. Acabou se tornando presente para meu amigo Leo que me acompanhou por whats todo o processo!





Tirei umas fotos bem ruinzinhas do passo a passo, mas achei interessante postar aqui. Eu pelo menos adoro ver fotos dos processos.









Nenhum comentário:

Postar um comentário