quinta-feira, 1 de agosto de 2013

RESENHA: Guaches da Talens

Oi pessoal!




Eu só tinha feito resenhas de materiais produzidos por mim artesanalmente. Porém acho que é bom fazer resenha de todos os materiais que uso para compartilhar experiências com vocês. Dizer minha opinião das coisas, que nem as blogueiras de blogs de moda fazem quando compram maquiagens e esmaltes. Ainda mais quando a gente tem curiosidade de comprar um material que é caro, mas fica com medo se o produto não é aquilo que a gente imagina.

No meu primeiro semestre de Artes Plásticas na UnB, eu tive uma disciplina obrigatória onde a professora mandava a gente fazer estudo de cores com guaches da Talens. Ela fazia mil propagandas sobre esse guache, que as cores eram lindas e não tinha nem comparação com esses guaches de papelaria. Eu achei um absurdo o preço, 17 reais um vidrinho de 16 ml (isso foi em 2009 na Casa das Artes, nem sei quanto custa hoje). A gente tinha que comprar 5 cores: amarelo, ciano, magenta, preto e branco. Claro que não comprei. Até pouco tempo atrás, eu associava guache a tinta escolar, tinha preconceito e me recusava a pagar caro em qualquer material, ainda mais em guache (sim, eu não comprava material caro de forma alguma).

Até que minha amiga comprou e eu vi que realmente os guaches Talens eram bons mesmo, porém queria dar o braço a torcer. Achava que não valia o preço. Ainda mais que na época eu usava apenas lápis de cor e tinta óleo.

Quando eu comecei a usar aquarela, eu pude entender mais sobre materiais. Pra quem não sabe, a aquarela é basicamente pigmento, goma arábica e glicerina. O guache é basicamente isso e mais a carga, uma substância que serve tanto pra deixar tudo mais encorpado e também é responsável pela opacidade do guache. Essa é a diferença de guache para aquarela: aquarela é transparente e guache é opaco.

Comecei a me interessar um pouco por guache quando fazia grama com aquarela. Eu precisava de algo mais opaco pra conseguir fazer uma grama que me agradasse e a ideia surgiu de usar guache. Até que minha mãe foi pra Roma e eu pedi pra ela comprar materiais, dentre eles os guaches da Talens. Pedi para ela comprar as cores três cores primárias: lemon yellow, light blue (cyan) e permanente rose (magenta). Também o black intenso, branco, o vermelho (já que é meio chato sempre fazer um vermelho misturando amarelo e magenta) e um marrom (deep brown). Minha mãe comprou  e por engano comprou também uma cor linda a mais, o lilás.

(não sei responder pq o vermelho tem embalagem diferente)

Para você que quer economizar dinheiro, com 5 cores: amarelo, magenta, ciano, preto e branco você pode fazer todas as cores. Claro que com dificuldade, por isso achei melhor comprar um marrom e um vermelho.



Conheci gente que critica esses guaches, falando que é uma bosta, que é muito grosso e difícil de usar. O que acontece é que esse guache é muito pigmentado (e talvez também tenha muita carga), sendo assim, é mais fácil usar misturando com água (e fazendo assim você vai economizar muito, já que usando ele puro, acaba num instante). Fiz uns testes e vi que fica com muita textura quando se usa puro (o que pode ser uma qualidade dependendo do que você pretende fazer). Misturando com água você ainda consegue obter resultados bem opacos (mas claro que se não jogar muita água né, ta querendo muito). Há também como usar guache de uma maneira mais aquarelada se misturar com muita água. 




Aqui vai um dos testes: a primeira linha é o guache puro, a segunda guache com um pouco de água e a terceira com efeito aquarelado. Notem a textura do guache Talens se for usado puro. 

OBS: Eu tinha feito um teste de efeito aquarelado num papel de gramatura 200 da canson e não ficou bom, parece que absorveu muito, fiz no de gramatura 300 da mesma marca e ficou bem melhor. Infelizmente a imagem não está nítida.



Brincando de fazer misturas: a primeira coluna da vertical e da horizontal são as cores puras das bisnagas e as outras colunas são suas misturas:


As cores puras das bisnagas com suas nuances e tons (mistura com preto e branco) - o guache branco quase não apareceu.


Efeito aquarelado e sua transparência:
notem que o marrom (cor 5) é bem avermelhado, não gostei dessa cor, devia ter escolhido outro marrom. A oitava cor é o branco.


Efeito aquarela com manchas



Com essas três cores mais o preto e branco você consegue fazer todas as outras cores

Encontro de tintas



Mistura de cores e efeito aquarelavel: notem que os pigmentos parecem que são compativeis. Geralmente na aquarela quando você mistura duas cores e faz um trabalho bem aguado, certos pigmentos não "aceitam" se misturar com outros e acabam fazendo manchas (mostrando as duas cores). Isso acontecem somente na quinta, sexta e sétima bolinha e foi bem de leve.


Por foto nem se nota tanto



Alguns efeitos que minha professora de aquarela chama de "couve flor" aproveitando tanto a opacidade quando a transparência:


 (achei esse pigmento preto meio grosseiro, da pra notar que parece uma areia preta bem fina, porém ele é bem forte).


O que achei: gosto muito do material e achei que valeu a compra. É um material indicado pra quem gosta de aquarela e claro, do próprio guache. Eu ainda não experimentei outros guaches profissionais, então só tenho certo “embasamento” em relação aos guaches de papelaria, como faber castel, acrilex e outros. Realmente ele é bem melhor. Notei também que o pigmento do guache preto é grosseiro em relação aos outros (como foi dito antes), mas uma qualidade é que ele é MUITO forte. O marrom também é meio grosseiro, imagino que o pigmento seja terroso (esse efeito areia é comum em tintas feitas com pigmentos terrosos).

Lembrando que eu não sou dona da verdade e o que coloquei aqui são meus experimentos e minha opinião.


Aqui vai um pedaço da grama do trabalho da postagem passada, foi feito com os guaches da Talens. Gosto de fazer a grama com efeito mais opaco pra que ela possa cobrir o que está atras dela, nesse caro cobrir o barco. Não ficou 100% opaco pois misturei com muita água e também fiquei com medo de ficar com textura.


Um desenho que pintei o fundo com o guache amarelo e água



Vai aqui o catálogo de cores dos guaches Talens (dos tubos de 20ml)



Notem a parte que fala da resistência a luz, 42 de 60 cores tem mais de 100 anos de resistência a luz dadas as condições de um museu. Infelizmente na embalagem eles só colocam o código do pigmento e não o nome dele.

2 comentários:

  1. O gouache da Talens é o melhor que tem.
    Os de vidrinho de 16ml realmente são caros, provavelmente por causa da embalagem de vidro que encarece o produto. Vira e mexe você encontra em Sampa esses tubinhos de 20ml em promoção por R$5,00. Super compensa, porque a tinta em bisnaga é bem melhor de usar do que no pote. Adoro gouache!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!
    Existe um guache chamado TGA que também é muito bom.

    ResponderExcluir