quarta-feira, 7 de agosto de 2013

RESENHA: aquarelas da Faber Castel

Oi pessoal!

Mais uma vez estou aqui pra fazer uma resenha. Dessa vez sobre uma aquarela bem comum, fácil de encontrar e barata. Lembro que na última vez que vi o preço na Casa das Artes estava 19 reais. Motivos que fazem muita gente optar por ela. Imagino que muitos pais compram essa aquarela quando escola pede nas listas de materiais. Até mesmo gente que estuda Artes Plásticas na UnB usa. É também a aquarela mais comprada pelo pessoal que faz Arquitetura no CEUB (já que a maioria deles só compra porque a professora de desenho mandou, então preferem não gastar dinheiro com coisa melhor).



Quando eu fiz curso de aquarela, ela era a aquarela cobrada na lista de materiais. Como eu já tinha um estojo de aquarelas boas, eu nem comprei. A professora dizia que não tinha essa de comprar material caro e uma das alunas comprou essa indicada. Eu via a grande diferença das minhas aquarelas Cotman pras aquarelas da Faber Castel da minha colega de curso. Eu não sei dizer, acho que os trabalhos dela ficavam com cores estranhas. Quando ela queria algo mais forte, ficava opaco. O que eu achei bem estranho, é que a professora pedia essa aquarela na lista de materiais, mas depois de algumas aulas ela falou pra essa minha colega comprar as aquarelas da Pentel e ela acabou comprando aquele jogo de 36 cores da Pentel. Eu resolvi comprar também um jogo da Pentel de 12 cores para economizar as minhas aquarelas da Cotman. Notei que depois que essa minha colega começou a usar as aquarelas da Pentel, aquela coisa que achava tão estranho não apareceu mais.

Toda vez que alguém me mostrava uma aquarela feita com as aquarelas da Faber Castel, eu notava o mesmo efeito estranho. As vezes as pessoas nem precisavam de me dizer que eram as aquarelas da Faber, eu já perguntava de cara: “Você usou aquarelas da Faber Castel?” e a pessoa: “Sim”.

Quando eu dei aula de aquarelas nas monitorias de Desenho 2, eu citava 4 aquarelas: Faber Castel, Pentel, Cotman e Winsor e Newton. Eu dizia que a Winsor e newton era muito cara, porém ótima. A Cotman era a que eu fazia mais propaganda, já que são aquarelas ótimas com um preço não tão salgado quanto as da Winsor e Newton. As da Pentel eu também fazia muita propaganda, já que o preço é bom, fácil de achar e eu não acho tão ruim assim como muitos falam. Indicava a da Faber Castel em função do preço, embora eu dizia que entre ela e Pentel, eu preferia a Pentel.

Esse ano, uma colega minha da Arquitetura me deu o kit dela de aquarelas da Faber Castel. Ela disse que não iria usar, que comprou só pra fazer as disciplinas. Fiz uma pintura com ela e notei que as partes onde passei mais camadas ficaram bem opacas e quanto mais tinta eu pegava, mais efeito guache tinha. Até que li a embalagem e estava escrito algo mais ou menos assim: aglutinantes, pigmentos e cargas. CARGA!!! Pra quem não sabe, a diferença de guache pra aquarela é que o guache é feito da mesma forma que a aquarela, porém ele leva a CARGA, substância que “encorpa” e deixa a tinta opaca. Então, seria a aquarela da Faber Castel um guache???? Não sei, talvez uma aquarela meio guache.

Desenho que pintei com as aquarelas Faber Castel, notem como as sombras e as partes escuras do cabelo ficaram opacos. Eu ainda não terminei, quis fazer esse Art Nouveau atrás, mas não gostei. Vou fazer algo diferente depois. E também não gostei da cara dela. 







Ela vem em pastilhas e começamos a usar pingando gotas de água e fazendo movimentos circulares com o pincel. Quando você faz isso com uma outra aquarela de pastilha, ela vai ficar meio melequenta por um bom tempo (mole e com brilho), já as pastilhas da Faber secam num instante e com aspecto opaco. Pastilhas de outras marcas demoram dias pra ficar com esse aspecto opaco (exemplo na foto acima).


Fui fazendo uns testes e fui notando que ela é pouco pigmentada. Se você quer a cor mais forte, tem que pegar muita tinta e no meio do caminho, a mistura já fica com efeito guache por conta da carga que tem nela. Quando você usa a cor bem clarinha, ela até fica bonitinha.

Mostro aqui os testes

Notem umas partes bem opacas, o que não deveria acontecer, nesse tipo de teste eu queria a cor mais forte e não clarinha, então acabou ficando assim, partes transparentes, partes opacas.


Esse teste é o das cores puras no plano inclinado (técnica pra tinta ficar sem manchas sobre o papel). Com algumas cores eu não consegui fazer sem manchas e olha tanto neste exemplo quanto no de cima que o verde escuro tem pigmento estranho e grosseiro. Ele parece que não cola no papel e no geral, se você passa o dedo, seu dedo fica um pouco colorido. Essa bolinha verde limão saiu com uma sujeira porque não limpei o scanner  e fiquei com preguiça de digitalizar outra vez.


Teste aproveitando as manchas. Notem que a minha intensão era usar a cor mais forte e as partes que a água se acumulou virou guache. Vejam também o pigmento verde escuro. Essa aquarela azul clara foi a que eu achei mias guache de todas.



Encontro de cores



Misturas: nesse teste eu resolvi usar bem clarinho e realmente ficou bem bonitinho. Adorei a mistura da sexta bolinha, foi rosa com marrom. A quarta bolinha é a mistura de vermelho e azul escuro. Finalmente alguma tinta em que a mistura dessas duas cores geram roxo. Ta certo que não é um roxo tão roxo, mas ainda ficou uma cor bonita, geralmente a mistura fica com cor sempre estranha.


Alguns efeitos


Teste dos efeitos "couve flor" com rosa, bege, marrom e branco. Ao menos uma vantagem desse branco ser bem opaco é que pra fazer esses efeitos couve flor fica bem bacana! Geralmente eu tenho que usar guache e não aquarela.


Uma coisa que eu fiz: passei a unha em algumas partes que ficaram com efeito guache e saiu um tanto da tinta!



OBS: pessoal, essas linhas que vocês estão vendo fazem parte da textura do papel. É o papel de gramatura 300 da Canson. Não gosto muito dele, más é um material mais em conta.




O que achei

É difícil dizer isso, já que tem muita gente que usa e vai apelar. Mas essa é minha opinião. Eu não gostei dessa aquarela. Como já foi dito, ela é uma aquarela meio guache. Se eu quero efeitos guaches, eu prefiro fazer com o próprio guache e não com aquarela. Outro defeito que eu já disse, se eu quero usar a cor mais forte e não pastel, ele vira guache. Eu indico esse kit pra quem estuda no CEUB e não usa aquarela, mas tem que comprar pra ser aprovado na disciplina de Desenho. Ou então pra você que tem que usar aquarela, mas sabe que depois não vai usar. Indico pra quem também não tem dinheiro pra NADA. Se bem que é capaz de encontrar aquarela mais barata e com o mesmo efeito por ai nessas lojinhas de utilidades ou 1,99 (se é que ainda usam esse nome).

Se você é do tipo de pessoa que gosta de aquarela só para fazer pinturas bem pasteis, é uma boa economia de dinheiro. Apenas 20 reais e vai durar muito tempo.

Em relação à durabilidade da tinta no papel durante anos, eu não sei nada. Imagino que não deva durar tanto tempo assim.

Alguns falam que quem pretende aprender tem que usar material bom pra depois saber fazer coisas boas com o material ruim. Outros falam que se você aprende a usar logo o material ruim, você já sabe fazer qualquer coisa com qualquer outro material. Eu ainda não cheguei numa conclusão de qual opinião é a certa. Mas nesse caso, eu acho que se você tem realmente interesse em aprender a usar, melhor investir um pouco mais. E outra, evite de usar o pincel que vem junto no kit, pra aquarela é melhor um pincel que tenha a ponta mais fina.

7 comentários:

  1. nossa adorei o post, estava em duvida quanto a aquarela, vou comprar os da fabber mesmo, pois pertenço a categoria "Indico pra quem também não tem dinheiro pra NADA", mas eu até curti a coloração vlw.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom essa resenha !

    ResponderExcluir
  3. Achei meio estranho você dizer que recomenda Cotman e Winsor&Newton, pois a Cotman na verdade é a linha de estudante da Winsor&Newton. Ou seja, de qualquer forma a pessoa vai comprar aquarelas da W&N. A diferença é que a Cotman é a linha de estudante e a Artist's é a linha profissional. Se a Cotman já é boa, imagina a Artist's. Tenho um estojinho da Cotman e adoro, não troco por nada! Infelizmente essas coisas custam absurdamente caro no Brasil, e nem todo mundo pode importar ou pedir para alguém comprar fora. A maioria das pessoas tem que se contentar com aquarelas de qualidade inferior, desbota com o tempo.

    Aquarela da Faber-Castell nacional é uma bosta mesmo, não serve pra nada e tem qualidade similar àquelas aquarelas vagabundas de R$1,99 que você compra em "lujinhas". Agora, a linha importada da Faber é boa. Tenho um estojinho da linha Goldfaber e elas são muito boas, só acho que a paleta de cores foi meio mal escolhida.

    Duas outras marcas que você poderia recomendar: Sakura e TGA. São aquarelas com qualidade e preço similares ao da Pentel, com o diferencial de terem a cor magenta na paleta. E pra quem tá estudando cores, o magenta é uma das cores mais importantes que se deve ter no estojo. Na verdade eu tenho uma amiga que diz que a Sakura tem as cores até um pouco mais vibrantes. Assim que meu estojo da Pentel acabar, talvez eu compre um.^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cotman é linha estudante da W&N. Ela é ótima e recomendo ela e a da linha artística. Cotman é otima, já é muito bom possuir!

      Excluir
  4. Sakura é outra guache, só que com tons mais vibrantes e neons. :( me arrependi de comprar. mas só testando pra ver se é boa né?
    TGA não é guache também não?
    Ana Blue
    9dadesasolta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que ela era um guache disfarçado de aquarela. Já ouvi muita gente elogiando esta marca. De fato, a melhor coisa é testar para tirar as conclusões.

      Excluir
  5. Mto obrigada pelo post. Tão completo, me ajudou mto.

    ResponderExcluir