sábado, 15 de dezembro de 2012

Anders Zorn e suas calcogravuras


Oi pessoal!


Estou cansada, então vou escrever pouco.

Hoje por acaso funçando na internet, encontrei um quadro de um artista que já conhecia, então comecei a pesquisar sobre seus trabalhos. Até que descobri um tanto de calcogravuras feitas por ele.

Pra quem não sabe, calcogravura é uma gravura feita em metal (desculpe, estou cansada pra explicar como é feito esse processo).

A calcogravura é uma ótima opção pra quem gosta de trabalhar hachuras e sombras. Anders Zorn, é um artista sueco (18 de fevereiro de 1860 – 22 de agosto de 1920) que além de ter pintado óleo, fazia gravuras. Provavelmente essas gravuras eram feitas antes dos trabalhos com óleos, imagino eu que talvez ele use a calco gravura pra estudar a luz e sombra antes de pintar uma tela, já que vi gravuras com os mesmos desenhos de certos quadros.




Uma vez eu fiz uma calcogravura na faculdade, mas na época nem passou pela minha cabeça que eu podia explorar as hachuras (mesmo assim eu gostei da minha gravura). Eu gosto de explorar as sombras com as hachuras, adoro esse efeito nos desenhos.

Porém infelizmente acho que na minha faculdade eu não tenho um bom direcionamento em relação ao que eu devia tentar praticar (estou falando de técnica). Geralmente os professores estão mais interessados em que a gente siga os passos deles ao invés de tentar nos ajudar a desenvolver melhor nossos gostos e trabalhos.  

*OBS: Anders Zorn costumava retratar o povo de sua região (Dalarna). A vida campestre e nus feminismos são frequentes em suas obras. Uma coisa que eu adoro é que ele explora a cultura sueca. A suécia deve ser um país encantador! 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário