terça-feira, 16 de outubro de 2012

Calcogravuras e Rue du Trésur - Quebec


Oi pessoal!

Neste fim de semana eu viajei para o Canadá francês. Visitei Kingstone, Ottawa, Montreal e a PERFEITA cidade de Quebec. Eu nunca tinha visto um lugar tão lindo e imagino que tão cedo não verei outro lugar tão belo quanto! Quebec é uma mini Europa! Que cidade encantadora.
Infelizmente a bateria da minha câmera acabou quando eu estava em Montreal e só pude recarregar depois. Pelo menos minhas amigas tiraram fotos pra mim e depois vão postar no facebook.

Eu tive um grande azar, pois na hora que entrei na Rue du Trésor minhas amigas que tinham câmera estavam jantando. Essa “Rue du Trésor” é um beco onde muitos artistas plásticos vendem suas obras, entre eles alguns gravadores.

(Rue du Trésur)

O tipo de gravura que mais gosto é a Calcogravura! Pra quem não sabe, a calcogravura é gravura em metal. Você faz o desenho em uma chapa de cobre (ou de algum outro metal) e imprime em um papel de gramatura forte como papel 200 ou 300. Alguns artistas como Rambrandt e Dürer produziram a calco. Hoje em dia a calcogravura não é tão utilizada. No entanto alguns selos e cédulas são impressas por meio dela.




Comecei a ver os trabalhos de um artista chamado Jean Cencig e começamos a conversar sobre a calcogravura. Ele usa a tinta óleo para colorir suas gravuras. Pelo que percebi observando sua produção, ele é influenciado pelas paisagens de Quebec e outras paisagens urbanas.

Uma coisa que ele me disse é que as pessoas de Quebec são bem cultas e gostam de comprar obras, mas na Europa as pessoas são bem mais.



(algumas calcogravuras do artista)


Eu gostei tanto dos trabalhos e das cores que tive que comprar uma obra. Bem pequena, pois não tenho muito dinheiro. Custou 32 dólares, achei um preço justo. É uma técnica difícil e essa que é a profissão do cara. Temos que valorizar o trabalho do artista. Artista também paga contas.



Acho que eu me identifico com a calcogravura por conta das hachuras que faço. A calcogravura é um ótimo meio de se trabalhar hachuras.


2 comentários:

  1. Mandinha... Que lugar fascinante... Caraca... É disso que o Brasil, mais especificamente Brasília precisa, de um beco onde o trabalho e o artista sejam valorizados. ;)

    ResponderExcluir