sábado, 8 de setembro de 2012

Jeremy Lipking


Oi pessoal!



Finalmente cheguei em Toronto! Vocês não tem ideia do quanto essa cidade é linda! Eu ainda não comprei minha câmera então essa não será uma postagem sobre o Canadá. Mas não posso deixar de escrever aqui que hoje eu vi um ESQUILO no quinta de casa! Que coisinha mais linda!

Então, há um tempo eu descobri um pintor naturalista da contemporaneidade, Jeremy Lipking. Mesmo que a arte “realista/naturalista” (já vou falar sobre esse “realista”) esteja em “baixa” e é sempre muito criticada (uns filhos da puta), o pintor não deixa de ser bem conhecido nos Estados Unidos. Vou colar aqui um pedaço da biografia do site oficial (http://www.lipking.com):

“O Realismo foi mal compreendido pela maior parte do século XX como uma arte de imitação. Na verdade, quando praticada por um pintor como Jeremy Lipking, pintura realista é uma força poderosa e criativa. Muitos espectadores são atraídos para o seu pensamento de arte que ele se parece com uma fotografia. Na verdade a visão de Lipking é o oposto do que uma câmara faz. Uma fotografia tende a achatar a imagem, reduzindo todas as relações de cor e sombra para um padrão de rigidez mecânica. A habilidade de Lipking reside na sua capacidade de sondar e em torno de seu tema. Com um olhar muito sensível, ele vê nuances de valor e tonalidade que a câmera e a maioria das pessoas não pode nunca ver. Mais incrivelmente, ele é capaz de traduzir sua visão altamente diferenciada em uma imagem pintada. O verdadeiro “sujeito Lipking” é sua fluência pictórica (...) Como todos os grandes realistas, ele tem a capacidade de gerar ficções poderosas.”

Pensem num trabalho super delicado! Além do mais, algo que gostei é que causam uma sensação de frio, a pintura me parece fria! Gosto também da forma como ele trabalha os nus e a transparência dos tecidos.

É bom saber que ainda tem gente fazendo esse tipo de pintura, pena que no Brasil isso não é valorizado. O trabalho dele é um grande tapa na cara daquele povo que adora falar que “a fotografia faz isso”! Gente, sério, essa frase é desprezível. A fotografia NÃO FAZ PINTURA, PINTURA É PINTURA, FOTOGRAFIA É FOTOGRAFIA!!!!!! Muita gente diz isso levando em consideração que só conhecem os quadros por meio da internet, pessoal, a obra original é uma PINTURA, um suporte totalmente diferente. Ao vivo vemos as pinceladas do artista. Por isso que faz toda a diferença ver um trabalho pessoalmente. Eu senti muito isso quando vi Caravaggio ao vivo.

Outra coisa que tenho que contar é que estou notando que os norte americanos (americanos e canadenses) chamam arte (ou trabalho) naturalista de “realista”. Eu aprendi na faculdade que o certo é dizer “naturalista” e que “realista” é uma aquela escola artística do final do século XIX que retratava trabalhadores e proletariado. Digo isso porque eu tenho pesquisado muito sobre Bouguereau no Art Renewal  Center (onde sempre fala arte REALISTA) e hoje aqui em Toronto passei em frente da Academy of “”””Realist”””” Art (http://www.academyofrealistart.com/).

Quando puder vou conhecer a escola. Quem sabe não consigo fazer algum curso de desenho, NE!

Vai ai alguns quadros de Lipking:














































Vocês não tem ideia do tanto que gosto das cores dele. E ele não tem ideia do quanto eu percebo que ele adora uma bunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário