domingo, 25 de dezembro de 2011

Oi pessoal!
Tinha tempo que não postava nada aqui, quando mais sobre pintores.
Tenho que pintar a óleo ano que vem. Espero pintar muita coisa de um quadro da Praça Tiradentes que está parado aqui, uma pintura naturalista de figura humana e uma paisagem. Também algumas aquarelas. Tenho que tomar vergonha na cara e fazer alguma coisa que preste. Hoje de tarde vou à UnB pegar a nota de Arte Eletrônica 1 e ver se meus quadros estão secos, pois só podemos tirar a tela esticada na madeira depois que a pintura estiver seca.
Assim que entrei de férias eu comecei a pesquisar pintores clássicos, pré rafaelitas e outros. Descobri muitos artistas que fazem trabalhos maravilhosos e que espero algum dia conseguir fazer pelo menos a metade do que eles faziam.
Um dos pintores que descobri esses dias foi o Alexei Alexiwicz Harlamoff.
(esse quadro é simplesmente perfeito
Harlamoff é um pintor russo nascido na aldeia de Dyachevka perto de Saratov no rio Volga em 1849. Aos 14 anos ele se matriculou na Academia de Belas Artes de São Petersburgo, nela, ele ganhou muitas medalhas.

Em Haia, ele copiava quadros de Rembrandt para estudar anatomia. No início de sua carreira, ele pintava temas militares, religiosos e de gênero. Assim passou a ser um pintor respeitado por pessoas importantes, como o czar Alexandre II, o príncipe San Demidoff-Domato Tourgueneff e a czarina Maria Alexandrovna.
Em 1868, ele ganhou uma medalha de ouro e uma bolsa de viagem com a pintura O retorno do Filho Pródigo, assim foi a Paris onde trabalhou como retratista e professor na École des Beaux-Arts.
Em 1876, Emile Zola avaliou o Retrato de Ivan Turgenev como um dos melhores trabalhos do salão de Paris.
Em geral, seus trabalhos retratavam a beleza e inocência de jovens camponesas. O uso das flores era bastante usado como símbolo de inocência de curta duração da juventude. Em suas obras, a Rússia está presente nos detalhes, como nos vestidos e nas características físicas das pessoas.
Sua morte é um mistério, alguns acreditam que o artista morreu em Paris em 1922, outros acreditam que foi em Saratov.

















Um comentário:

  1. sem palavras p definir essa pintura, uma beleza com simplicidade e triteza, muito, muito belo.

    ResponderExcluir