quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mulher no Mar - Pintura

Olá! Estava com saudades de postar aqui, mas como sempre falo: sem câmera, sem scanner não da pra quase nada.

Eu já disse que curso uma disciplina obrigatória chamada Pintura 1, é a disciplina principal do semestre e uma das mais importantes do curso. Em geral, essa disciplina existe para a gente testar diversas possibilidades de pintura. A disciplina é ótima e a professora é muito gente boa e não é desses professores que obrigam seus alunos a virarem seus seguidores, quase todos os professores de Artes são assim. Pregam a "LIBERDADE", mas proíbem seus alunos de serem livres. Liberdade artística? Isso existe na universidade???

Ela aceitou numa boa meus trabalhos figurativos naturalistas e inclusive sempre passa umas dicas pra mim.

Não são apenas flores, já que estou desesperada com essa disciplina, faltam três telas pra terminar até o final das aulas!!!!! Uma delas já está na metade, uma outra é até fácil de fazer e a outra bem difícil. Sério, eu estou com medo.

Hoje vou postar o quadro que ficou pronto que é o da "Mulher no Mar".

Um dia eu estava vendo fotos de cabelos platinados e vi uma foto bem legal de duas americanas num barco com seus longos cabelos loiros, eu achei show essa foto. A imagem está na galeria desse tópico na comunidade do orkut Loiras Platinadas:




Eu achei os cabelos maravilhosos e deu um contraste muito bonito com a cor da água.

Eu tenho uma amiga muito bonita e platinada que tirou uma foto bem legal sentada no mar, então resolvi basear minha tela nela e nessa foto acima. Detalhe muito importante, essa minha amiga se chama Marina, tudo parecido com o mar, bem nome de sereia, aliás, ela até parece uma. A ideia era de fazer uma tela mais rápida por conta do tempo e queria usar pinceladas mais rápidas na pele da mulher e no mar. 

Primeiro rascunho pro quadro



Esse desenho e todos os outros que fiz para essa tela foram feitos num caderno de papel reciclado que tenho, confesso que é até chatinho desenhar nele por conta das texturas dos papéis.

Segundo desenho mais bem elaborado


Essa folha eu achei tão linda! Folha verde com fios pretos, um amigo meu ainda brincou dizendo que parecia um peito cabeludo, kkkk!! Achei tão bonito passar o pastel branco nos desenhos feitos nessa folha!

Terceiro desenho com linhas auxiliares


Essas linhas auxiliares ajudam na hora de passar o desenho para a tela, é bom pra gente ter ideia das proporções, ainda mais que tenho dificuldade em desenhar em espaço muito grande.

Então, aqui a tela


Infelizmente as cores dos desenhos e das telas sempre ficam diferentes nas fotos e no scanner. Essa foto acima foi a que a mulher ficou com a cor mais parecida com o real, pena que o mar e o céu ficaram escuros. Então tem outras fotos para vocês terem uma idéia melhor das cores reais



(foto mega escura)

(foto mega amarelada, mas achei bonita)

A intenção foi de fazer o mar bem calmo e uma brisa balançando os cabelos que com mechas californianas e luzes, o cabelo da mulher do quadro não chega a ser platinado. Foi a primeira vez que fiz uma pintura a óleo com pinceladas mais rápidas, no começo eu estava super arrependida, achava que não ia conseguir, até que finalmente ficou bom e consegui um volume. No começo eu usei o roxo para sombrear, mas não dava volume e decidi então fazer com o azul puxado pro turquesa e consegui! Eu gostei bastante do resultado, quadro que fiz que mais gostei!

Esconder o rosto da mulher fez um mistério na tela e as cores em geral são "fofas", muitos tons de azul claro, isso me deu uma sensação tão nostálgica e de descanso. Tive também muita vontade de ir à praia, mas praia pra mim será lá pra fevereiro. Eu fazia esse quadro e imaginava o som das ondas, mesmo sendo uma pintura com o mar bem calmo.

Uma das três telas que disse que faltam pra fechar o semestre é outro dessa série, mas dessa vez quero usar cores ainda mais tristes, achei que o céu ainda ficou "feliz", quero uma sensação mais nostálgica e também com um pouco de mistério.


Lembrando que o tamanho é 1m x 0,8m
As cores mais usadas no quadro foram:

Branco de zinco
Branco de Titânio
Azul da Prússia
Gris de Payne
Ocre
Amarelo de Nápoles
Amarelo de Nápoles Rosado
Azul Turquesa
Sépia

Cores usadas em pequena quantidade

Azul Ultramar
Azul Cobalto
Sombra Queimada
Preto
Vermelho de Cádmio escuro
(só um pouco pra fazer um lilás azulado no céu e na sombra da pele)

4 comentários:

  1. Amanda, sou teu fã, mano! Não tenho propriedade pra comentar a tela tecnicamente, mas digo que você conseguiu passar a sua mensagem nostálgico-misteriosa muito bem xD Sei lá, sou suspeito pra comentar depois que vi teu caderninho maroto de desenhos. Enfim, to sempre por aqui olhando o blog. tá massa, continua ae. Bêjo.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, fico feliz por você está sempre por aqui e mais feliz ainda por você gostar da tela!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu quadro, Amanda. A faculdade de artes da unb tem pelo menos uma artista.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Encontrei esse seu blog procurando uma imagem na net... Então "roubei" essa sua tela, dando os devidos créditos, obviamente.

    Caso queira conferir, está em http://petallarrosadinha.blogspot.com/
    Caso tenha alguma objeção, eu retirarei a imagem de imediato.

    Obrigada.

    ResponderExcluir