terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vestimenta Viking

Hail!

Um dos meus assuntos favoritos: VIKINGS

O imaginário popular coloca a roupa viking igual de personagens de outro mundo, com roupas e armaduras bem fora do real. Quando se trata dos deuses, eu acho que podemos colocar a roupa que bem imaginamos, pois ninguém viu um deus nórdico, né?! Mas para um trabalho de ilustração sério devemos colocar as vestimentas dos vikings de acordo com o que realmente foi usado. 



No período romântico os vikings foram representados usando capacetes com chifres ou asas, até acho bonito esses capacetes, mas é uma visão romântica é até um pouco preconceituosa e bem fantasiosa, o mundo imaginava (até hoje imagina) vikings como povos bárbaros e que arrancam a cabeça dos cristãos com apenas uma mão e usa o crânio pra beber cerveja e hidromel, pois na Era Medieval eram um dos povos mais temidos. Outra fantasia é achar que eles usavam peles de animais, como mostra no filme 13° Guerreiro. 

(cena do filme 13º Guerreiro)

Na verdade, sabemos pouco sobre suas roupas, os vikings deixaram poucas imagens e descrições escritas sobre suas vestimentas. A maioria das coisas que sabemos sobre os tecidos e roupas vem de achados arqueológicos e sagas. Então o que sabemos é limitado, já que os tecidos se decompõe.

As diferenças de classes sociais na sociedade Viking eram evidentes na roupa que usavam. Do estilo e corte de roupa, dos materiais e a qualidade dos pinos que seguram as vestimentas. Tudo isso indica a riqueza e o papel dele na sociedade.



Sabe-se que todos os povos nórdicos usavam roupas parecidas, mas que de região pra região elas poderiam variar um pouco. 

(roupa nórdica masculina tradicional)

(roupa masculina de uma região mais oriental)

As cores costumavam ser: marrom, vermelho, azul, amarelo, verde, preto, roxo e tons pastéis.
Roupas Masculinas





As roupas masculinas em geral eram: uma túnica um pouco apertada no peito com uma saia ampla e amarrada com um cinto de couro. As calças podiam ser largas ou apertadas, mas suas roupas não limitavam os movimentos do corpo. Tanto homens quanto mulheres usavam uma capa ou casaco para proteger do frio. A saia podia bater no meio da coxa ou no joelho, o que geralmente determinava isso era a condição econômica do indivíduo, já que para eles seria um desperdício de material fazer uma roupa com muito tecido para um homem pobre, enquanto um homem rico mostraria sua riqueza usando mais material que o necessário. Em dias quentes a saia era levantada e dobrada no cinto.



As túnicas geralmente tinham uma pequena abertura pro pescoço (decote fechadura), podiam usar linhas para fechar ou um simples botão. Os decotes dos homens eram altos, já que uma peça de roupa que revelava um pouco do peito era considerada afeminada. 


As decorações nas roupas eram comuns e também indicavam a classe social e econômica, as roupas das pessoas pobres eram decoradas com tranças no decote e nos punhos, já a dos ricos tinham tranças na barra da saia.

As tranças eram feitas com lã colorida usando a técnica de tecelagem tablet.





As pessoas mais ricas usavam a seda, já os pobres não, pois era bem caro. 

É provável que a maioria dos homens usavam uma blusa de linho por baixo da túnica, já que é mais confortável em contato com a pele. As blusas de usar por baixo da túnica que foram encontradas pelos arqueólogos são feitas com remendos de tecidos. Não sabemos se isso é uma forma de economizar tecido ou se é porque eles simplesmente não se importavam com isso, já que é uma peça que não iria aparecer por inteira.



Uma ampla gama de estilos de calças foram usadas no norte da Europa, algumas eram largas e outras apertadas. Algumas com construção bem simples e outras bem complicadas usando gomos na região da virilha para melhor movimentação do corpo e com presilhas de cinto ao redor da cintura ou cordão simples. Elas não tinham bolsos. Não tinham aberturas, então eram largas na cintura para passar pelos quadris.



Tight-legged: calça apertada

Poofy pants: calça folgada



Duas longas faixas de tecidos de lã eram amarradas da altura do joelho para baixo e permaneciam firmemente no lugar, mesmo durante uma atividade vigorosa. Durante a era Viking, os tecidos eram feitos com dimensões corretas para o fim pretendido, assim, o tecido que envolvia a perna tinha ourelas ao longo de cada borda. Esse envolvimento permitia que a parte inferior das pernas ficassem protegidas para andar na floresta e esquentar e deixar a pele seca para andar na neve. Na Islândia não era comum usar isso.



Sabemos pouco sobre o que eles usavam como cuecas, estudiosos acreditam que eram feitas de lã e que seguiam os mesmos padrões das calças, mas na altura do joelho. Acreditam nisso por conta de alguns escritos. É provável que as pessoas pobres não usavam roupas íntimas.

(modelo de cueca viking)

As capas (ou mantos) era um grande pedaço de pano retangular de lã, as vezes forrado com lã de cor contrastante. Serviam para proteger do frio, vento e chuva. Algumas eram feitas com uma lã mais densa para melhor proteção. O braço direito era livre do manto. Elas podiam ser bordadas ou decoradas com tranças de lã coloridas. Elas eram mantidas no lugar por um pino no ombro direito.

(pino de prender a capa)

Os gorros eram feitos de lã, peles ou couro. graças ao livro de Direito da Islândia Medieval sabemos mais sobre os gorros, onde proibia uma pessoa de puxar o gorro da cabeça de alguém. 



As meias eram feitas com lã não tingida e feitas com a técnica chamada agulha de ligação (nalbinding). Essa técnica usava uma única agulha de grande espessura que  fazia uma peça resistente. Luvas e bonés também eram feitos com essa técnica. 




Os sapatos eram simples de fazer, eram feitos com uma técnica chamada girassol, a costura era feita por fora e depois de pronta viravam o sapato ao avesso para a costura ficar dentro do sapato e ficar mais resistente. essa costura para dentro não é desconfortável, pois ela não encosta nos pés. Como os sapatos não duravam muito, todos os anos eles jogavam fora, com isso alguns sapatos foram encontrados em poços pelos arqueólogos, em algumas regiões o couro sobrevive bem. Eles são ajustáveis aos pés. Eles iam na altura do tornozelo, mas também podiam ter cano alto.



os
Os cintos eram feitos de couro, tinha largura de 2cm (3/4 de polegadas). Dois objetos essenciais eram pendurados nos cintos, uma faca e uma bolsa de couro ou tecido. As bolsas eram necessárias paga guardas objetos como chaves, panos para limpar as mãos e rosto, moedas, kit de fogo e etc.


Roupas Femininas

As roupas femininas eram feitas dos mesmos materiais que as roupas masculinas. Usavam um vestido que ia até o tornozelo com o pescoço fechado por um broche. Sobre isso, usavam um outro vestido mais curto e de lã suspenso por alças e preso com broches. Esse vestido de suspensão é chamado de rangerock, avental vestido ou avental-saia. Algumas fontes afirmam que o avental vestido é basicamente duas folhas retangulares, o que é errado, isso é apenas um dos estilos de avental vestido. Evidências arqueológicas recentes afirmam que o avental vestido pode ter evoluindo ao longo do tempo. Era comum usar mantos ou xale, usados no sétimo e oitavo século.






Algumas joias feitas de âmbar e metais eram amarradas entre os broches. Correntes também eram amarradas nele para segurar objetos como faca, tesoura, chaves e etc. Esses objetos podiam ser pendurados nos cintos. 

Muitas mulheres usavam coberturas na cabeça, eram lenços simples. Um número de diferentes tipos de coberturas de cabeça são mencionados nas sagas, alguns dos quais são cocares que poderiam ter sido usados como joias. Tem sido sugerido que alguns cocares identificavam mulheres casadas das solteiras. Algumas fontes não confiáveis afirmam que as mulheres casadas eram obrigadas a usar o lenço na cabeça, mas não há nenhuma evidência disso nas roupas de sepultamento. Então nenhuma generalização pode ser feita em relação ao lenço na cabeça.



Os sapatos femininos eram iguais aos masculinos.

Alguns acreditam que roupas para o trabalho eram mais curtas, pois uma roupa longa iria ficar suja.






Broches

Os pares de broches ovalados eram parte integrante do aparato feminino. Ficavam nas alças do avental vestido. A maioria era feito de bronze, alguns de muita má qualidade com desenhos simples, outros eram dourados e decorados com desenhos complicados de animais. Na sua parte inferior há uma saliência perfurada que permite carregar colares entre eles. As mulheres andavam com objetos, inclusive a agulha para costura e as vezes guardavam essas agulhas nos broches.







Roupa infantil

Há poucas evidências do tipo de roupa que as crianças usavam. Estudiosos dizem que os meninos usavam túnicas e calça e as meninas vestidos. 





Roupa dos escravos

Sabe-se pouco sobre as roupa dos escravos e como se diferenciava das roupas das pessoas livres. Provavelmente era parecida com as roupas tradicionais, mas bem mais simples, com tecidos grosseiros e com pouca ou nenhuma decoração. 



A figura 4 e 8 do esquema acima provavelmente representa roupa feminina e masculina dos escravos.




Fontes:

Livro: Os vikings - Grades civilizações do passado - Campbell J.G - editora Folio
Livro: Deuses, monstros, herois: ensaios de mitologia e religião viking - Langer, Johnni - editora UnB - 

13 comentários:

  1. Hail Alice
    achei muito interessante seu blog, curti muito o post, e gostaria que a srta. continuasse postando sobre os vikings, afinal, suas fontes são muito boas, haha
    ótimas imagens e texto fácil de compreender
    parabéns :*
    Bella Valkyria

    ResponderExcluir
  2. Adorei *-*
    estava procurando mesmo informações sobre roupas vikings ^.^
    Obrigada Alice

    By Brunhild

    ResponderExcluir
  3. Oi valkyrias!

    Fico feliz por vocês gostarem da postagem. Gosto de saber que as coisas que publico são uteis.

    Essa postagem com certeza foi a mais demorada do blog, ela foi bem trabalhosa.

    Vejo que não existem informações corretas sobre roupas vikings em sites e blogs brasileiros. O jeito foi pegar informações de livros (que são fontes mais confiáveis) e seguir os sites que os próprios livros recomendam, como é o caso do www.vikinganswerlady.com

    Quis fazer uma postagem decente e com informações mais corretas. Nem tudo que está na internet é confiável e postei a fonte pra mostrar que não inventei nada.

    Bella,
    Aos poucos eu vou postar informações sobre vikings, que é um dos assuntos que mais gosto e que tem forte influência nos meus trabalhos. Depois vou fazer uma postagem de como os tecidos eram feitos, pois isso na mesma postagem das roupas ficaria muito grande.

    Sobre a leitura fácil de entender é algo que eu sempre procuro fazer. Odeio ler textos difíceis de entender e que na verdade só serve pro autor mostrar que é "cult". Prefiro uma linguagem mais didática onde mais pessoas possam aprender.

    As imagens são d+, né! Eu queria muito ir para ma festa viking!

    Brunhild,
    Fico feliz em saber que pude te ajudar!

    ResponderExcluir
  4. Interesting...
    Have a look there :
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/04/trolls-legendes-1ere-partie.html
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/04/trolls-legendes-2eme-partie.html
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/04/trolls-legendes-3eme-partie.html
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/05/festival-trolls-legendes-4eme-partie.html
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/05/trolls-legendes-5eme-partie.html
    http://pierre-boyer.blogspot.com/2011/05/trolls-legendes-6eme-et-derniere-partie.html
    Greetings from France,

    Pierre

    ResponderExcluir
  5. Olá Amanda! Esses dias percebi que seguiste meu blog: Taberna Do Guerreiro! E seguirei também o seu como retribuição...
    Esta postagem sobre a vestimenta viking ficou excelente, gostei muito! Sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  6. Oi Sauron, eu gostei bastante do teu blog! Bem legais, depois vou olhar as postagens antigas!

    ResponderExcluir
  7. ola sou Monalisa da Mystic Valkirias, entra em meu blog mysticvalkirias.blogspot.com, adorei tudo.

    ResponderExcluir
  8. Precisa de modelos de como fazer, passo a passo

    ResponderExcluir
  9. Hail...adorei o blog. Parabéns!!! Forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Me desculpe se não entendi corretamente, mas você também trabalha com confecções? Adoraria adquirir, caso trabalhe com confecções...

    ResponderExcluir