sábado, 8 de outubro de 2011

Produção de Giz Pastel Seco - Semana Universitária 2011 (UnB)

Oi pessoal!

Fui à Oficina de Manufatura Artesanal de Tintas e Bastões na Maquete. Temas que já tinha aprendido em Materiais em Arte 1, mas como na época que fiz essa disciplina eu viajei na época que a professora ensinou a produzir alguns materiais e também queria prestar mais atenção e fotografar e para postar aqui. 



Uma oficina muito boa, mas que só participaram duas pessoas, mesmo com 15 inscritos, eu e um homem de Ciências Contábeis. Quem não foi perdeu!


Vou dividir esse assunto, hoje só vou falar do pastel seco.


Aprendemos a manufaturar artesanalmente giz de cera, giz pastel seco, aquarela e guache.

Em geral as tintas e bastões são feitos com PIGMENTO + AGLUTINANTE. Esses pigmentos podem ser de origem mineral (terra e pedras, por exemplo), vegetal (urucum, carvão e etc...), animal (cochonilha, por exemplo) e industrial. Os aglutinantes podem ser de origem animal, vegetal (como a famosa goma arábica) e industrial (como o CMC).


O giz pastel seco pode ser feito com esses pigmentos e com muitos tipos de aglutinantes. O mais comum é o CMC (carboxi metil celulose), comprado em casas de produtos químicos e diluído em água, vira um líquido viscoso. Podem ser usados outros tipos de aglutinantes. Os alunos de Artes e pesquisadores da Maquete já testaram aglutinantes alternativos, como por exemplo a gelatina em folha (aquelas que usa pra fazer mousse), babosa, cerveja choca, baba de quiabo e chá de canela (que minha colega Pâmella descobriu). 

Esse modelo ai é um teste feito por uma aluna que produziu pastel com gelatina em folha, ela testou as proporções de água e gelatina para produzir o melhor pastel, e descobriu que a proporção de 1:4 e 1:5 (uma parte de gelatina pra 4 de água ou uma parte de gelatina pra 5 de água) faz o melhor pastel. Com uma concentração grande de gelatina o pastel fica duro. 


(alguns pasteis artesanais feitos na maquete, esse roxo foi feito com aglutinante de canela pela Pâmella)

Para produzir o bastão de pastel, além dos pigmentos e aglutinantes, vamos precisar de uma espátula para amassar e misturar e de uma superfície lisa, como um vidro ou azulejo.  



Esse líquido no azulejo da foto é cmc, temos que colocar em pouca quantidade e acrescentar os ingredientes aos poucos e amassar e misturar com a espátula. Depois que a massa fica pronta, podemos colocar em formas ou então amassar com as mãos. E já estava quase esquecendo de dizer, usamos o pigmento pó xadrez, aquele que é usado para colorir tinta de parede. Nesse primeiro momento fiz com o aglutinante CMC. 


Depois fiz um bastão usando o aglutinante de canela.


 (esse ai virou uma cor de concreto, adoro essa cor!)

A Pâmella aproveitou e fez três pastéis de canela e eu fiquei com dois! Pena que a foto ficou ruim.



Depois de pronto precisa deixar o bastão secar, nesse tempo úmido demora dois dias mais ou menos. Depois que eles secaram, eu testei, todos ficaram bons, até mesmo os azuis. O pigmento xadrez azul é meio complicado pra fazer pastel, geralmente fica duro.

Fiz uma pequena tabela com os pasteis. Todos deram certo e ficaram melhores que muitos pastéis industrializados.  Tem pastel industrializado que é duro e outros que soltam muito pó. Tenho um preto da Faber Castel que não gosto. 

(as cores não são exatamente essas, quando scaneia muda as cores)

Pastel não um material que gosto. Não que eu ache feio, pelo contrário, acho lindo, mas eu não gosto de usar, tenho agonia, a mão fica suja e seca, não gosto. Lá em cima disse que esses pastéis ficaram melhores que muitos industrializados, tanto os de CMC quanto os de canela. E entre os dois aglutinantes, eu gostei mais do de canela, é mais gostoso de usar e parece que espalha mais. 


7 comentários:

  1. Olá! Gostei muito desta postagem mas fiquei com uma dúvida. Você diz que o aglutinante de canela é um chá. Então seria só ferver canela na água para consegui-lo ou teria que ter mais alguma substância? obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana!

    Então, foi uma amiga minha que criou o aglutinante de canela. Ela não coloca nenhum produto.
    Eu não sei exatamente o que ela faz, caso queira se informar melhor, posso te passar o contato dela

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, mas não precisa do contato não. Vou fazer uns testes com goma arábica. Tomara que de certo! Obrigada de novo, até mais, Mariana

    ResponderExcluir
  4. Oi Mariana eu gostaria que vc me enviasse o contato da sua amiga que fez o aglutinante de canela. Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. oi! queria saber quais são as proporções de aglutinante/ massa mencionados (além da gelatina) como a babosa, o cmc, a canela etc. precisa colocar água? as proporções são de massa ou de volume? enfim, seria legal ter uma "receita", já que eu não tenho ideia de como se faz.....
    obrigado!

    ResponderExcluir