sábado, 29 de outubro de 2011

Aicmofobia, aiquimofobia ou belonofobia - medo de agulhas

Estava querendo fazer uma postagem sobre isso e poxa, só de escrever isso já fico com medo.


Eu sofro com esse medo, a aicmofobia, também conhecida como aiquimofobia e belonofobia. Esse nome não é muito conhecido e geralmente quando falo disso ninguém sabe o que é.



A aicmofobia é medo de agulhas e objetos pontiagudos. Pra quem fica de brincadeira com pessoas com essa fobia, não sabem que isso é serio. O Ministério da Saúde fez uma pesquisa que constatou que 31% das pessoas que poderiam doar sangue não doam por ter medo da agulha. Eu acho o gesto de doar sangue algo lindo e nunca doei sangue por isso. A Aicmofobia é tão séria que tem pessoas que tem medo até de ver alfinetes e agulhas de costura.

Vou contar um pouco do que sinto. Eu morro de medo de seringas, agulhas, exames de sangue, vacinas e etc. Outra coisa que morro de medo: VEIAS, VASOS SANGUÍNEOS, SISTEMA CIRCULATÓRIO em geral e médicos e hospitais. Tenho medo de veias e vasos pois lembro das seringas. Tenho sorte de não ter medo de alfinetes e agulhas de costura, mas o fato de não ter medo de alfinetes e agulhas de costura não significa que tenho menos aicmofobia que outras pessoas. EU NÃO CONHECI ATÉ HOJE UMA PESSOA QUE TENHA MAIS MEDO DE AGULHAS QUE EU.

(biologia no ensino médio feita nas coxas)

Eu passo mal em ver minhas veias e as veias dos outros e o pior é que eu sou muito branca e as veias aparecem bastante nos braços e no colo (aquela região entre o pescoço e os seios). Eu não estico os braços pois tenho agonia! Isso é um absurdo e algo fora do real pra quem está fora da situação, mas isso é sério.

Gente, isso é horrível. Isso me impediu de fazer exames de ir ao médico muitas vezes. Eu não entrei em nenhuma faculdade de saúde por conta disso, sendo que eu já tive muita vontade de fazer Odontologia e Biologia. Eu morro de medo de algum dia minha irmã precisar de doação de rim ou medula. Morro de medo. Quase deixei de tirar os sisos quando o dentista disse que ia me aplicar uma seringona no braço, pulei da cama igual um tiro, até que a outra dentista disse que não ia me aplicar essa seringona gigante. Estudar biologia no ensino médio foi TENSO.

(muito medo de visitar meu pai na UTI, ao menos ele estava todo coberto - mas a tristeza foi maior que o medo)



Pessoal, não pense que isso é maldade minha, eu não faço doação de sangue por conta de MEDO, isso é sério. Claro que não quero que minha irmã tenha algum problema assim, coitada, mas também tenho medo disso acontecer por conta da minha fobia.

Quando meu pai estava com câncer, além de ficar com pena dele por conta da doença, também ficava com pena das agulhadas que ele levava, tadinho. Ele também tinha aicmofobia.

(quimioterapia)

Eu fiquei doente esses dias e minha mãe me levou ao médico e disse para ele que tinha 9 anos que não fazia exame de sangue, pronto, tive que fazer. Eu simplesmente não dormi de noite. Eu passei a noite tremendo de medo. E planejei em focar meu pensamento em outras coisas na hora que estivesse fazendo o exame. Até que chegou a hora, minha mãe disse pra mulher me colocar na poltrona que deita e me disse pra eu não olhar pros materiais. Foi só colocar o elástico no braço que já estava quase morrendo. Até que a moça enfiou a agulha, puta merda, eu estava no inferno. E o pior, quanto mais nervosa a gente fica, mais demorado é. Essa merda de exame demorou muito. Todo o preparativo que fiz antes pra pensar em outra coisa na hora do exame foi em vão, não consegui pensar em nada, apenas na agonia e no quanto que eu queria que isso acabasse.

Quando a moça tirou a agulha e colocou o curativo, eu simplesmente travei, não consegui me mexer. A minha  pressão caiu muito e minha mãe e uma outra mulher que trabalhava no laboratório tentavam mexer minhas mãos. Eu fiquei tonta, e nem conseguia respirar direito. Depois de uns 15 minutos consegui me mexer. Tomei um leite e fui pra casa tentar dormir. Não sei como não vomitei. Assim que cheguei em casa eu enfaixei o braço pra não ver aquele curativo de bolinha. Demorei um dia pra tirar o curativo por tanta agonia que tenho.

Eu reparei que a agulhada nem doi tanto, mas o medo é maior que a dor.



Se algum dia eu tiver câncer ou algum problema nos rins, podem me matar, pois eu tenho mais medo de agulhas do que da morte.



Vocês não sabem o quanto foi ruim fazer essa postagem. Pegar algumas imagens foi uma tortura.Quero compartilhar meu medo com outras pessoas, para que as pessoas possam entender melhor e também para apoiar as pessoas que tem o mesmo medo.

Estou passando mal agora.

EU TENHO MEDO DE TER FILHOS POR CONTA DA AICMOFOBIA!!!!!!!

(eu nasci por parto cesariana)

Alguns psicólogos falam que o trauma vem da infância, as vezes por internações ou quando os pais usam as palavras agulha, médico, injeção como formas de punição.

Dizem que a forma de superar é enfrentar os exames de sangue e as agulhadas, mas como enfrentar isso?????

26 comentários:

  1. Também tenho aiquimofobia, e me identifiquei com você em vários aspectos. ODEIO exame de sangue, e choro cada vez que lembro de quando tive que tomar soro. Eu também não tenho medo de agulhas de costura, ainda bem, porque amo costurar. As pessoas falam que é frescura da minha parte, mas não sabem o quanto isto é sofrido, ainda mais que tenho o sonho de fazer tatuagem. Já cheguei a desistir poucos instantes antes de fazer, já no estúdio do tatuador.

    ResponderExcluir
  2. Como faço para entrar em contato contigo?

    ResponderExcluir
  3. Nana, meu facebook é

    http://www.facebook.com/amandamrcastro

    ResponderExcluir
  4. Acho que somos a mesma pessoa, passei mal e me encolhi toda só de ler o que vc escreveu

    ResponderExcluir
  5. horrível. faz 7 anos q n faço nenhum exame com agulha, nem tomo vacinas. Estou em jejum pra fazer o exame amanha, ams só Deus sabe se vou conseguir. E só eu sei que se conseguir, vou passar o dia emprestável, tamanho o desgaste emocional. Acho um desespero passar por isso, por mias ridículo que seja ( e é, eu sei).

    ResponderExcluir
  6. A última vez que fiz exame passei a noite em claro e passei o dia todo na cama. Uma merda mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Estou ha mais de 20 anos sem tomar injeção ou tirar sangue...quero muito melhorar! Entendo seu sofrimento

    Ana

    ResponderExcluir
  8. Meu Deus, achei que era a unica no mundo com fobia de Veias.

    ResponderExcluir
  9. Eu tinha isso até eu começar a frequentar psicologo... Eu era dos piores, pra não ter que fazer exame de sangue, eu comia de manha, só pra adiar mais um pouco, e ja aconteceu de meus pais darem calmante pra mim dormir a noite inteira (e não acordar para comer), porque não conseguia dormir... Outra coisa que já fiz algumas vezes era fumar um baseado antes de tirar sangue (acalma e deixa mais suave), porém o problema é que o THC dá interferencia no resultado do exame.. Hoje, fazem 4 anos que frequento e consigo tirar sangue e tomar injeções normalmente, de fato estou até planejando minha segunda tatuagem... Recomendo voce a procurar um psicologo! Me ajudou de verdade!

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu li uma matéria no yahoo e descobri o nome da minha fobia ai eu pesquisei no google e encontrei esta pagina ... e informo tenho aicnofobia ... só que a minha neura é com objetos pontiagudos apontados pra mim ou perto de mim como ponta de guarda chuva , tesoura , faca , garfo e até laminas ...

    ResponderExcluir
  11. também tenho isso e sofro muito, não posso dormir com os braços esticados imaginando que alguém vai enfiar uma agulha em mim, e também não gosto de nada que possa perfurar.

    ResponderExcluir
  12. Olha... eu fui descobrir recentemente o mesmo problema q vc. E sinto te informar, mas oq nos temos nao passa nem perto se fobia. Vou te explicar melhor... faco faculdade de psicologia e la, temos uma materia que é chamado de processos cognitivos. A profesora comecou a descrefer uma fobia e eu comecei a me identificar com as veias e o sistema circulatorio. Foi ai que chamei ela de lado e contei q fazia 7 anos q nao fazia exame de sangue e que recentemente tinha feito e que meu braco havia paralisado e eu achei que fosse frescura da minhacabeca pq afinal, eh muita coisa completamente sem sentido ter medo, agonia de veias. Ela disse que oq eu tinha era pior... que era chamado de terror. Terror eh quando o seu corpo nao reage quando se enfrenta o medo e volta para si toda aquela fuga, causando a paralisia. Entao o que voce tem assim como eu, eh terror. O pior eh quando as pessoaa sabem disso e comecam a prwssionar o seu braco causando aquela sensacao de prendendo a circulacao... ou quando vai medir pessao... eu particularmente choro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia dessa, terror. nem quero imaginar tirar sangue outra vez.

      Excluir
  13. Eu também sofro com isso. Mas mesmo com essa fobia, tenho vontade e irei me tratar.
    Se for pra realizar um sonho que tanto quero, me tratarei sim, mesmo que tenha que olhar. Concerteza, tudo valerá a pena depois.

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu também sofro com a aicmofobia. Quando eu era criança eu já não gostava muito de injeções (mas que criança que gosta de injeção, né?! Praticamente nenhuma), mas não via problema algum em fazer exame de sangue ou tomar soro, eu até achava meio legal.
    Eu tenho a recordação de que quando eu tinha uns 5 anos eu ia tomar injeção todos os dias durante muito tempo, me lembro quando eu questionei meus pais sobre o porquê que eu tomava tantas injeções e o que aconteceu que eu não precisei mais (eu tinha uns 7 anos quando os questionei), eles disseram que eu estava pirando e que isso nunca havia acontecido, então eu deduzi que havia sido um sonho, mas um sonho tão real que eu achava que realmente acontecia. Até hoje eu me pego pensando, as vezes, sobre isso e após um certo tempinho eu me lembro que não aconteceu de verdade, é estranho (kkkk).
    Certa vez eu precisei fazer exame de sangue (com uns 8 ou 9 anos), eu já não gostava disso quanto eu gostava antes, mas fui com a minha mãe, eu estava meio nervosa mas sem entrar em pânico. Para ajudar (ajudar a piorar) a enfermeira não achou a minha veia e só então colocou a agulha para retirar o sangue, ela simplesmente colocou a agulha no meu braço e ficou "caçando" a veia ali. Depois de ela ter conseguido retirar o sangue eu levantei e nisso minhas vistas escureceram, eu disse à minha mãe "mãe, tá ficando tudo escuro.", ela fez eu sentar novamente e só levantei de lá uns 5min depois.
    Após este ocorrido eu nunca mais consegui ficar tranquila quando submetida a situações que envolvem agulhas, alfinetes (tanto o normal quanto os que prendem como os de broches e bottons), e até mesmo de agulhas de costura (agora tu sabe de alguém que morre de pavor de agulhas de costura e de alfinetes). Eu até costuro, mas não gosto que tenha alguém por perto e faço tudo bem devagar e com muito cuidado.
    Não tenho certeza, mas imagino que esses dois fatos tenham acarretado na fobia.

    Uma vez, sala de aula, um amigo pegou um botton e começou a brincar com ele (nessa eu já tinha 17 anos), ele veio pro meu lado com aquilo por brincadeira, eu avisei a ele para não se aproximar mais porque eu tinha medo, ele não me levou a sério e veio, quando eu percebi já estava chorando, com dificuldade de respiração e tremendo muito (mas não é um choro desesperado/barulhento, é em silêncio mesmo, só escorre lágrimas dos olhos). Sempre que preciso fazer algum exame, tomar vacina ou algo assim é a mesma coisa, eu fico tremendo e de repente já estou chorando muito. Até mesmo com um simples exame de glicose que é só um furinho no dedo, é exatamente assim, isso já aconteceu e minha família inteira ficou rindo de mim e dizendo que sou besta, que pareço criança e que não dói, que não dói eu sei, dor não é o problema, o problema é a agulha poxa!
    ...

    ResponderExcluir
  15. ...
    Eu até tento encarar a situação e fazer o que precisa ser feito, até tentei doar sangue já, fui com uma amiga, a Larissa. Quando vai doar sangue eles verificam se a pessoa é anêmica, é o mesmo tamanho de agulha que se utiliza para o exame de glicose e também é no dedo (já comecei a tremer nessa parte), mas não deu muito certo e a enfermeira disse que precisaria retirar uma quantidade maior de sangue para a análise (como num exame de sangue), fiquei pior ainda mas fui mesmo assim, eu realmente queria doar sangue. A Larissa sabia que eu tinha medo e ficou falando pra eu olhar pra ela e ficou fazendo gracinha pra me distrair (ela já estava na cadeira do lado, doando sangue), então processo foi o mesmo de sempre e, como de costume, quando me dei conta eu já estava chorando e com a respiração ofegante, então percebi que a Lari estava me encarando meio assustada e haviam umas 3 enfermeiras me encarando da mesma forma, elas me contaram que no momento em que a outra enfermeira encostou a agulha no meu braço eu paralisei, nem respirava, fiquei branca e começou a escorrer lágrimas dos meus olhos e só voltei ao normal depois que ela retirou a agulha de mim (foi aí que eu entendi o porquê de sempre que eu sou submetida a processos com agulha quando eu percebo já estou chorando). A enfermeira analisou meu sangue e estava tudo certo, eu poderia fazer a doação, porém, duas enfermeiras não me deixaram doar de forma alguma, pois elas estavam sem medico no dia e não teria ninguém pra me socorrer caso eu tivesse um piripaque. kkkk :( É complicado.

    Tem algumas outras histórias sobre isso comigo mas meu comentário já está bastante extenso, tive até que dividi-lo em duas partes kkkkk

    Beijos, e boa sorte para nós. *-*

    ResponderExcluir
  16. Aah, mais uma coisinha (não precisa aprovar esse, é só um elogio a ti), eu adoro seus desenhos e aquarelas, são ótimos, parabéns! Eu faço arquitetura e ameeei seus desenhos do Stourhead.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada! Eu também estudo arquitetura!

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei surpresa que existe nome pra isso. Meus amigos e minha família falam que eu sou muito "fresca" por ter esse medo de agulha. Dizem que é um medo ridículo porque todo mundo tem que fazer exames, faz parte da vida. Mas além de eu não fazer exames (chega na hora e eu surto, quase choro inclusive. Tenho muuuita vergonha, porque não posso fugir, tenho que fazer de qualquer maneira. depois eu fico branca, enjoada, com formigamento na face, nos músculos, parece que eu não sinto minha respiração, as vozes ficam no fundo, pressão fica muito baixa), quando as pessoas falam em agulhas ou cirurgias eu também passo mal. Não consigo entender porque. Eu faço teste comigo pra ver se acabo com esse medo mas é incrível, não adianta! Coloquei dois piercings, estava na maior coragem, tinha me preparado psicologicamente um no antes, até que decidi colocar. Chegou na hora, mesmo não querendo, aconteceu os mesmos sintomas, e eu QUERIA fazer isso, achava bonitinho ter uma pedrinha no nariz. O segundo piercing foi no septum bucal, só que esse em vez de demorar uns dois dias pra me adaptar (nos dois primeiros dias estava doendo e eu passava mal quando tinha que higienizar ou limpar, apos fiquei um ano com ele até ter que tirar por causa do trabalho), eu não conseguia comer, sorrir direito, e doía de mais, no fim tirei ele uma semana depois. Quando fui visitar meu tio no hospital, passou dez minutos na sala, e eu só via vultos, e parecia que meu peso tinha dobrado, tive que sentar (todo mundo rindo da minha cara, inclusive o meu tio kk) e depois de uma hora mais ou menos na cafeteria eu voltei ao "normal'. Espero que algum dia eu perca definitivamente, mas parece que só aumenta... Fiz a dois meses meu segundo furo na orelha, estava superbem na ora, mas quando ela furo a outra com a pistola eu quase cai do chão, tive que sentar pra me recuperar (fingindo ta bem, tentei sair o mais rápido), mas na rua a visão escureceu totalmente nossa... mas o pior é que NÃO DOI. é um beliscão só, mas totalmente suportável. É algo que não dá pra explicar. Não sei se meu medo é considerada uma fobia, porque eu chego a fazer exames e a me testar, mas eu considero que seja.. Gostaria de poder entender melhor sobre isso.... Mas um dia eu sei que vou superar esse medo. Tenho 17 anos já mas tenho esperanças ainda hahah sei lá acabo brincando com isso pra ver se melhora, mas eu sei que é um problema psicológico, e vou tentar achar uma solução pra acabar com isso, sei que é na mente, talvez me encorajando e desafiando. Claro que moderadamente né kk

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho aicmofobia também... nunca deixei de fazer exames por causa disso, mas, sofro muito... quando era adolescente e tinha que fazer exame de sangue, eu sentia uma forte tontura na hora e ficava o resto do dia com enxaqueca e vomitando... depois de adulta, eu passei a desmaiar tomando vacina e tirando sangue para exames... tentava me concentrar em outras coisas e quando achava que estava tudo bem, tinha uma súbita queda de pressão e desmaiava... mas agora, sempre que preciso ir ao laboratório tirar sangue eu informo aos enfermeiros que passo mal e posso desmaiar, então eles tem um cuidado diferenciado comigo.. eles me colocam na maca, deitada, e ao invés de usarem aquela liga no braço, colocam uma fita de elástico revestida de algodão e mais larga... e após o processo, me deixam em observação por alguns minutos antes de me levantar... me ofereceram até água.. sem custo adicional, é claro... é só avisar as pessoas antes e pedir para que alguém de confiança nos acompanhe... eu tenho tatuagem, recentemente extraí os 4 sisos e faço exames todo ano... só não consigo doar sangue (não consigo nem imaginar)....mas, ainda não suporto ver sangue e nem agulhas de seringa e ninguém pode encostar nas minhas veias...

    ResponderExcluir
  20. Nossa, me identifiquei demais aqui...
    Minha mãe tem 45 anos e ama fazer plásticas e tudo o que é tratamento de estética, seja ácido, fogo, bisturi...
    Já eu, tenho aicmofobia desde que me entendo por gente. A pior parte nem é a dor... Pra mim, a pior parte é ver a enfermeira preparar a agulha, aparecer com aquela coisa gigante na minha frente, tocar meu braço com as luvas e o clássico "vamos lá?"...
    Minha mãe acha que é frescura, igual o meu pai. Eu não posso falar isso para eles porque ambos me olham com cara de "sério? Que ridículo". A cara que eles fazem, o jeito que eles bufam... Desculpem o termo, mas eu me sinto um pedaço de merda.
    E também tem as outras partes ruins dessa droga de fobia. Na minha escola, você pode tomar vacina lá mesmo. Eu tenho inveja dos que vão lá e tomam na frente de todo mundo. Eu poderia chorar ou ter um ataque de pânico...
    E as pessoas ainda chegam e falam "ah, é só uma picadinha". Picadinha é o caramba! Eu uso colete para escoliose, e por causa disso, uma parte da minha pele está toda machucada e roxa. Isso dói muito mais que a tal "agulhadinha". Mas as pessoas não entendem que há mais por trás da dor. É o medo, o pânico, o desespero... É um distúrbio mental? Eu preciso de terapia?! Bring it on, porque não importa de onde ou como surge essa fobia, ela é real, e estraga momentos da minha vida...

    ResponderExcluir
  21. nem me lembro a ultima vez que fiz exame de sangue. quando há campanha de vacinação chego depois do horário de funcionamento para não vacinar. uma vez fui para centro de saúde cuidar de uma crise de bronquite o medico louco, queria me colocar no soro, fiquei aterrorizada e falei na cabeça dele até mudar o receituário só para nebulização. eu fico em panico total, choro, tremedeira, mordo a roupa que estou usando, os dedos das mãos começam a se contorcer junto com o resto do corpo, uma dor esquisita na veia do braço,é um desespero que não há palavras que possa descrever. as enfermeiras e médicos ficam chocados e com dó, não me deixam ir embora sem me acalmar, pedem para procurar um psicologo, se possível alguém ir me buscar. para complementar não consigo nem ver alguém tomando soro, injeção...o corpo começa a retorcer.

    ResponderExcluir
  22. Recentemente, eu fui aprovado em um concurso público. Já passei em todas as etapas, restando apenas a bendita inspeção médica. Tenho 28 anos, ( pois é, um marmanjo que se desequilibra por completo ao ver agulhas ) e lendo o seu texto, me identifiquei em todos os aspectos. Em breve , graças a inspeção, terei que tomar uma antitetânica, a vacina da hepatite e fazer exames de sangue . O meu caso diferencia apenas um pouco do pessoal daqui em um aspecto: Qual do fico ansioso sabendo que serei "furado", desencadeia a minha crise de pânico. Ninguém entende o que sofremos. Só quem tem este problema, sabe o quão impossível é para nós, aicmofóbicos, imaginar uma agulha entrando em nosso corpo.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Tenho 26 anos e me identifiquei muito nesse post. Tem anos que eu também não faço exames e nem tomo injeção, tenho o mais absoluto pavor. E detalhe: eu preciso fazer em check-up da minha saúde e sei que isso vai envolver alguns exames que utilizam a maldita agulha. Nem fui ao médico ainda pra ver a questão do check-up por causa disso. Até quando eu fazia tratamento pra depressão com a psicóloga, isso acontecia. Entrava na sala com o coração disparando e olhando para todos os lados, pensando que ela já tinha preparado alguma injeção pra me aplicar ou algum exame pra fazer mas estava guardado e escondido. Só me tranqüilizava depois que saia do consultório. Quando imagino que tenho que fazer exame de sangue fico com o rosto e a boca formulando, a pressão cai, o corpo treme por inteiro e o coração dispara forte, fora que eu fico gelado e com uma expressão e sensação de angústia terrível. Vou procurar um psicólogo pra me tratar dessa fobia.

    ResponderExcluir
  24. Gostei da história de vocês e me identifiquei em quase todas, rs. Morro de medo da 'palavra agulha'. Uma vez, fiquei doente e tinha acabado o comprimido/ xarope que eu precisava, só tinha em vacina. E fui tomar.... Mas quando vi a enfermeira pegar a agulha e as coisas, saí correndo de lá. Cheguei em casa tremendo e cansada de tanto correr e minha mãe já estava me esperando. Não voltei lá e sim, fiquei sem tomar o remédio. Melhorei e to bem, rs. Minha mae nunca riu tanto de mim como aquele dia..Hoje ela ainda joga na minha cara que tenho medo de tomar vacina. Acho que peguei um "trauma" desse dia. Hoje, não consigo olhar pra agulha que passando mal. Minha pressão cai, começo a ficar branca, fico tremendo muiito e me dá falta de ar. Eu iria fazer faculdade de medicina, mas por esses motivos meu sonho foi por água a baixo. 😳

    ResponderExcluir
  25. Poxa... Todos a minha volta me zoam e falam que é frescura minha. Eu também tenho medo de ter filhos pois já penso nas agulhas. Seeeeempre passei mal nos exames de sangue e vacinas. Sempre passei mal nas aulas de biologia que falavam sobre "as véias"... Poxa, passei mal num treinamento de um novo emprego. Não sei o que faço pra me controlar. Isso me afeta muito!!!

    ResponderExcluir