sábado, 16 de julho de 2011

Helga - escultura

Ola! Hoje é a primeira vez que publico um trabalho meu aqui no blog.



Essa escultura de busto se chama Helga (não se fala Elga, se fala Relga!). Foi o trabalho final de Escultura 1 (uma disciplina obrigatória do curso de Artes Plásticas da UnB). O nosso professor nos deixou bem livres pra escolher os materiais e o que fazer, além disso, ele e o César me deram muitas dicas para fazer a escultura.
A minha idéia foi: fazer uma “elfa” baseada no rosto da Scarlett Johansson. Para isso, tive que buscar várias fotos do rosto dela em ângulos diferentes. É um trabalho bem complicado fazer escultura se baseando por foto, é mais fácil basear em algo tridimensional do que em bidimensional. Além disso, eu quase não achei fotos em que ela estava de boca fechada.








Comprei 4 quilos de argila;
Arame (não lembro quantos metros foram, comprei de uma colega);
Um cabo de vassoura de aproximadamente 37 cm;
Uma base de madeira de aproximadamente 30cm x 30cm;

Eu queria usar ferramentas para modelar a argila, mas como escultura não é bem a minha praia, optei por não comprar, mas fazer as ferramentinhas.

Muita coisa sobre as ferramentas achei nesse site:

Existem as ferramentas de retirar massa:


Ferramentas para adicionar massa:


Ferramentas para refinar e detalhar:


Como eu não tenho experiência em cutelaria (rs), fiz com arame fino e arrumei um bastão (canetinhas velhas) - tá, eu sei que é tosco, mas o que é um peido pra quem tá cagado???


Eu optei por não queimar a escultura, mesmo sabendo que é preciso queimar para que ela dure bastante. Para queimar a escultura de argila, teria que deixar oco e como eu não tenho experiência com escultura e argila, não queimei.
A primeira coisa que fiz foi colocar o cabo de vassoura no meio da base de madeira. O pessoal que trabalha na serralheria da Maquete fez o buraco pra encaixar o cabo. Colamos com cola branca para maior segurança.



Enrolei o arame no cabo de vassoura já encaixado e colado na base. Pus aos poucos camadas de argila e depois alisei.  Não pode deixar aparecer nenhum arame.


Nesse ponto, a escultura fica parecendo um E.T.! Rosto todo liso, sem boca, olhos, nariz , etc.

A primeira forma que dei foi ao colo. Depois, fui tirando medidas com os desenhos que fiz e fazendo uma regra de três. A escala usada foi um pouco menor que a medida real de um ser humano. Viu? Nesse ponto a maldita matemática me ajudou! E me ajudou muito!



Então fui colocando o nariz, fazendo e modelando, acrescentando e retirando argila. O nariz foi fácil de fazer, o problema maior foram os olhos! Difícil, muito difícil!
Infelizmente eu não tirei foto do passo a passo. Mas achei no Youtube uns vídeos que me ajudaram:

Infelizmente, a escultura rachou depois de alguns dias da apresentação, mas eu e o professor sabíamos que ela iria rachar, já que o ponto de dilatação do arame e da argila são diferentes. Mas isso não interferiu na minha nota!




A elfa não ficou bem a Scarlett Johansson, mas eu até gostei do resultado, o produzi em cerca de 6 horas. Eu tinha muito medo de fazer escultura e consegui fazer um busto. Não pretendo fazer esculturas por um bom tempo, não é bem a minha área, como já disse.

Bom, espero que vocês tenham gostado da postagem!

7 comentários:

  1. Opa, posso perguntar com quem você fez escultura? Vou fazer semestre que vem e queria um professor que não exija nada conceitual demais. Não sabia que existiam mais desenhistas tradicionais inspirados em mitologia no IdA. Muito bom._o/

    Lana(elanor_diethel@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o seu trabalho,vc está no caminho certo, as artes plásticas precisa de pessoas como vc que foge do óbvio.
    criativo a idéia de fazer uma “elfa” baseada no rosto da Scarlett Johansson.

    parabéns

    e continue a postar!

    ResponderExcluir
  3. Ola Blah!

    Acho que somos raros no IdA.

    Tive aula de escultura com o professor Shahram. Ele é bem tranquilo!

    Pode pegar aula com ele numa boa!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, somos mesmo, apesar de eu conhecer uma ou duas outras pessoas lá que também gostam de trabalhar com o tema, temos que nos unir. Valeu pela dica, já fiz desenho com o Shahram, vou fazer escultura sem medo então. :)

    ResponderExcluir