Foi numa festa medieval em 2012 que eu tirei uma foto linda
da Gabriela numa tocha acesa. Eles foram bem espertos de colocar aquilo na
festa, pro pessoal fotografar. A imagem ficou linda e eu pensei em pintar um
quadro dela.
Um ano depois eu pintei o quadro. Tinha comprado alguns
manuais de pintura realista, porém é bem complicado seguir esses manuais sem
ajuda de alguém já experiente para te dizer onde você está errando. Se tem uma
coisa que muitos amigos artistas vão concordar comigo é que um momento da vida
que é muito engraçado é quando agente
olha trabalhos antigos. Eu não sei se dou risada ou se choro por ter tido
coragem de mostrar tanta porcaria na internet. A mesma coisa aconteceu com essa
pintura. Na época eu achei até legalzinho e tive coragem de publicar aqui no
blog.
Poucos meses depois da pintura pronta eu desisti de pintar
com óleo. Falei que não era pra mim. Até que eu vi o anúncio da aula de pintura
realista lá no Par de Ideias. Conheci o Marcelo, professor do curso. Fiquei nessa
aula cerca de 3 anos para pegar as técnicas antigas de pintura tradicional.
Foi no final do ano passado que eu estava vendo minhas
pinturas antigas e comecei a rir muito. Achei essa pintura da Gabriela e morri
de vergonha, hahahaha. Eu pensei: a foto tão linda merecia uma nova pintura.
Preparei uma tela com imprimatura escura e fiz o ebauche marrom com sombra
queimada. Eu precisava salvar minha reputação depois de ter visto aquela
pintura horrorosa que tinha feito em 2013.
Eu passei mais ou menos 3 semanas pintando o novo quadro da
Gabriela, fechei o ano de 2016 salvando minha reputação como pintora, hahaha! Posso
dizer que pelo menos depois de um semestre de tcc eu consegui terminar 2016 com
uma pintura grande e que eu gostei. Eu sempre quis aprender a pintar de maneira
acadêmica e em especial com essa iluminação dramática proveniente do Barroco.
Acho que a imprimatura escura é um bom caminho para a pintura com esse jogo
dramático de luz e sombra.
Foram muitas camadas no rosto para conseguir um resultado
que me agradava. Eu tenho gostado muito do efeito das veladuras opacas na pele,
elas realmente fazem a pintura saltar e ter o volume que agradam nossos olhos. Infelizmente
essa mão não ficou como eu queria, eu devia ter feito outros estudos de mãos
nessa pose, mas gostei das cores.
Concluí semana passada uma outra pintura com iluminação
dramática com imprimatura escura. Em breve postarei aqui. Pretendo trabalhar
mais vezes o jogo de luz e sombra barroco, fiquei apaixonada por isso!
Para quem tiver interesse, eu estou com uma turma de
fundamentos da pintura no Par de Ideias na 112 Norte. Venha conversar com a gente!
Cores usadas:
Sombra queimada, Winton;
Vermelho da China, Corfix;
Ocre, Winsor and Newton;
Branco de titânio, Georgian Oil;
Alizarim Crimson, Gamblin;
Amarelo de cádmio, Winton;
Amarelo limão, Gamblin;
Azul cerúleo, Gamblin (sim, usei no fogo);
Terra de Siena, Pebeo;
Siena queimada, Pebeo;
Preto de marte, Maimeri;
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