sexta-feira, 11 de maio de 2018

Estudo para Idunna


Oi pessoal!



Recentemente eu fiz um estudo para uma futura pintura. Trata-se da deusa nórdica Idunna, a deusa da juventude, esposa de Bragi e guardiã das maçãs douradas da imortalidade e juventude dos deuses.




Já tinha um tempo que eu estava procurando uma modelo para essa pintura. Ela precisava ser uma moça mais jovem e loira. Assim, a minha amiga Marguit posou para mim e fizemos um ensaio de Chapeuzinho Vermelho e de Idunna. Essas fotos me renderam por enquanto 3 pinturas. Uma outra está nesse momento em andamento e claro, esse estudo sobre a qual é o assunto da postagem é uma ideia inicial para um quadro que pretendo fazer no próximo semestre.









Esse estudo foi feito numa tela bem pequena de 30x15cm, um formato um pouco diferente do tradicional por ser mais comprido.  A vantagem é que essa forma possibilitou trabalhar melhor o fundo. A personagem simula a entrega das maças e ela está sentada no tronco torto de um freixo.




Para esse fundo eu utilizei um pouco da técnica impressionista, que é mais colorida e com pinceladas mais soltas, que acho bem propícia para natureza. Eu tenho gostado de utilizar a técnica colorida para plano de fundo, porém levando em consideração a perspectiva atmosférica.




Foram diferentes texturas utilizadas nessa composição piramidal. Além da pele, teve os longos cabelos, o tecido da roupa, a pele de coloração creme, o tronco, a folhagem e a grama. Para um quadro pequenino, ele foi bem trabalhoso.





Cores usadas: 
Brando de titânio (Rembrandt)
Sombra queimada (Winton)
Amarelo ocre (Winsor and Newton)
Vermelho da China (Corfix)
Terra de Siena (Pebeo)
Preto (Corfix)
Alizarim Crimson (Gamblin)
Violeta dioxazine (Gamblin 1980)
Azul ultramar (Pebeo)
Terra verde (Pebeo)
Terra verde (Rembrandt)
Raw Umber (Weber)