sábado, 30 de agosto de 2014

Terminando mais um caderno

Oi pessoal!


Hoje vim aqui fazer uma postagem a respeito do meu caderno que usei quando morei no Canadá. Foi um caderno todo feito por mim usando diversos tipos de papéis. As primeiras folhas eram de gramatura 200 para que eu pudesse fazer aquarelas, as outras foram uns papéis coloridos da canson, papel pardo, preto, reciclado, velho, enfim, muitas cores. Eu percebi que não gosto de sempre desenhar num caderno que tenha as folhas todas iguais. Além disso, posso criar e experimentar vários efeitos.

Eu não completei 100% das folhas do caderno, mas digamos que uns 90% sim. Esse caderno é bastante especial pra mim, pois me acompanhou durante os melhores 6 meses da minha vida, a época que morei em Toronto. Eu vivo dizendo aqui que quando a gente desenha, é como se a gente tivesse criando um mundo interior, só nosso. Assim, com ele eu posso voltar para o Canadá quantas vezes eu quiser na minha mente e no meu coração. Embora eu preferia está morando lá de verdade. Coloquei pra minha vida que minha meta é ganhar cidadania canadense. Sim, eu vou!

Nem todos os desenhos são relacionados ao Canadá. Alguns são, outros com influência, outros de observação. Também desenhei colegas e amigos meus, como a Paola e a Koleth. Eu não o completei todo lá, muita coisa eu fiz aqui. Realmente eu demorei pra terminar o coitadinho.

Durante o outono eu guardei folhas de bordo e outras para guardar de lembrança. As folhas são ótimas, pois são o símbolo do país, além de ser algo nascido naquela terra maravilhosa. Também peguei algumas pinhas. Sim, eu tenho mania de colecionar coisas assim, que nem conchinhas do mar.

Pedi para a Pâmella, minha amiga do Brinco de Papel encadernar outro pra mim. Usei folhas coloridas, muitas da canson e outras diferentes, porém com qualidade melhor que as folhas do outro caderno. Pedi para ela fazer, pois ela faz encadernações maravilhosas. Logo divulgo fotos desse novo caderno para vocês.

Terminar um caderno é ótimo, pois nele a gente pratica o desenho e se expressa. Sempre é uma grande experiência.


Vai aí umas fotos do meu caderninho canadense!











E essa marmorização merda que estou fazendo com restos de esmaltes, kkkkkk


sábado, 16 de agosto de 2014

A sereia em "beijinho no ombro"

Oi pessoal!



Aproveitei pra fazer logo mais duas ilustrações da série Girls Just Wanna Have Fun. Eu queria fazer cada um em uma postagem, mas preferi postar logo os dois desenhos aqui. O primeiro é o “Beijinho no ombro”, já que o tritão idiota deu um pé na bunda dela e depois que ela apareceu divando no pub, ele a quis de volta, mas.... beijinho no ombro!


O outro já mostra a sereia ruiva que já está feliz com a maternidade e muito bem acompanhada do pai de seu bebê, que é super carinhoso e atencioso.




zoom




Maternidade da sereia


zoom




Eu achei que a ilustração da sereia grávida ficaria uma merda, detesto usar esse papel de gramatura 300 da canson, esse da linha universitária. No entanto, consegui fazer algo que me agradou. A ilustração do beijinho no ombro me agradou muito! Achei um dos melhores da série! Sei lá, ela ficou tão lindona! Esse eu já fiz no papel Fabriano. E poxa, que diferença faz um papel do outro. Há alguns anos eu diria que esse lance de usar material caro e papel Fabriano era balela, hoje eu vejo a diferença que faz um papel bom.
De modo geral eu gostei das duas ilustrações, eu consegui fazer um equilíbrio melhor com as linhas brancas, sem exagerar e pesar como estava fazendo antes. Percebi também que os melhores desenhos são aqueles que eu deixo menos espaço pro fundo, e trabalhando mais os personagens, deixando-os maiores e mais detalhados.





Não compro mais o papel de aquarela da linha universitária da canson, apenas o monteval ou quem sabe no futuro aquele Arches, que é a linha mais fodona da canson. Eu detesto aquela textura de linhas e portanto sempre uso o lado liso do papel. Eu gosto de textura no papel de aquarela, mas essa das linhas acho terrível. Além do papel absorver um pouco e não ser muito resistente a muitas camadas. 



quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Estudos de grisalle

Oi pessoal!


Hoje vim aqui para mostrar um estudo de pintura tradicional com as técnicas que estou aprendendo. Fiz um grisalle do quadro Patroclo do Jaque Louis David.

Quem me acompanha sempre sabe que pra mim é sempre um grande desafio terminar uma pintura a óleo, mas agora como estou aprendendo direito as técnicas, se torna bem mais fácil. É tudo diferente de quando você vai atrás de livros sem nenhuma orientação. Com aula tudo fica bem mais esclarecedor.  Infelizmente nesse país a gente não tem tanto recurso educacional para esse tipo de trabalho. É difícil encontrar um ateliê onde tem aula de pintura realista. Não é como na Europa, Canadá e Estados Unidos onde existem Academias de Belas Artes. Tenho muita sorte de ter encontrado um professor para me ensinar.



Esse estudo eu fiz em uma base de mdf bem pequena. Antes de pintar eu passei algumas camadas de gesso acrílico para depois desenhar e pintar. 

Esse aqui é o original do David










Depois de seco eu passei o verniz de retoque para que as cores voltassem a ser como eram antes de secar e também ver as partes que eu precisaria retocar. Uma pena que eu não passei direito o verniz e ficou umas marcas do pincel. Nessa figura abaixo está um lado com verniz e outro sem. Reparem que quando passamos o verniz as cores ficam bem mais vivas.





O verniz de retoque também deixa brilhoso. Mas daqui 1 ano se eu quiser posso passar um verniz fosco. A imagem abaixo é o estudo com o verniz de retoque. Claro que está bem diferente do original, até porque eu nunca chegaria aos pés do David, hahahaha. Tem coisa pior que pintar pés?



domingo, 3 de agosto de 2014

when the positive and negative results are bad

Oi pessoal!


Muitos pensaram que a série das sereias tinha acabado naquela ilustração da cena de sexo na casa de praia. Não, ainda tem mais coisas. Eu demorei pra pintar esse outro desenho. Estava um pouco cansada de aquarelar, já que ultimamente estou usando mais óleo.  A série não está tão longe de acabar, ainda faltam uns 3 ou 4 desenhos.

Nem tudo na vida é como queremos e as sereias também tem seus problemas pessoais. Assim sendo, a sereia loira de ombré hair roxo e rosa e a ruiva estão passando por uma fase difícil. É quando o resultado positivo e o negativo são ruins. No caso, a loira tomou um pé na bunda daquele tritão babaca e a ruiva acabou de saber que seu exame de gravidez deu positivo. As amigas aparecem para consolar e tentar ver o lado bom das coisas.


Voltei a usar as linhas brancas feitas com nanquim e pena. 



Zoom