domingo, 21 de outubro de 2012

Blog de cara nova e aquarelas do outono


Oi pessoal!

Resolvi mudar a cara do blog. Não ficou como eu queria, mas pelo menos agora ele está a cara do outono. Ah, como essa estação é gostosa! Época em que as folhas ficam amarelas, laranjas e vermelhas. Como isso é lindo! Só assim pra eu gostar de cores quentes.

Neste fim de semana fiz uns desenhos e umas aquarelas. Um milagre eu usando cores quentes. Raramente gosto de usar.

Fiquei feliz que vendi uma aquarela, aquela da odalisca na praia!

Vai ai fotos das minhas aquarelas pra vocês!






terça-feira, 16 de outubro de 2012

Calcogravuras e Rue du Trésur - Quebec


Oi pessoal!

Neste fim de semana eu viajei para o Canadá francês. Visitei Kingstone, Ottawa, Montreal e a PERFEITA cidade de Quebec. Eu nunca tinha visto um lugar tão lindo e imagino que tão cedo não verei outro lugar tão belo quanto! Quebec é uma mini Europa! Que cidade encantadora.
Infelizmente a bateria da minha câmera acabou quando eu estava em Montreal e só pude recarregar depois. Pelo menos minhas amigas tiraram fotos pra mim e depois vão postar no facebook.

Eu tive um grande azar, pois na hora que entrei na Rue du Trésor minhas amigas que tinham câmera estavam jantando. Essa “Rue du Trésor” é um beco onde muitos artistas plásticos vendem suas obras, entre eles alguns gravadores.

(Rue du Trésur)

O tipo de gravura que mais gosto é a Calcogravura! Pra quem não sabe, a calcogravura é gravura em metal. Você faz o desenho em uma chapa de cobre (ou de algum outro metal) e imprime em um papel de gramatura forte como papel 200 ou 300. Alguns artistas como Rambrandt e Dürer produziram a calco. Hoje em dia a calcogravura não é tão utilizada. No entanto alguns selos e cédulas são impressas por meio dela.




Comecei a ver os trabalhos de um artista chamado Jean Cencig e começamos a conversar sobre a calcogravura. Ele usa a tinta óleo para colorir suas gravuras. Pelo que percebi observando sua produção, ele é influenciado pelas paisagens de Quebec e outras paisagens urbanas.

Uma coisa que ele me disse é que as pessoas de Quebec são bem cultas e gostam de comprar obras, mas na Europa as pessoas são bem mais.



(algumas calcogravuras do artista)


Eu gostei tanto dos trabalhos e das cores que tive que comprar uma obra. Bem pequena, pois não tenho muito dinheiro. Custou 32 dólares, achei um preço justo. É uma técnica difícil e essa que é a profissão do cara. Temos que valorizar o trabalho do artista. Artista também paga contas.



Acho que eu me identifico com a calcogravura por conta das hachuras que faço. A calcogravura é um ótimo meio de se trabalhar hachuras.


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Aquarelas corriqueiras


Algumas aquarelas corriqueiras

Oi pessoal, fiz uns desenhos de observação da minha vizinhança e depois passei aquarela por cima.

Não fiz uma aquarela muito caprichada, preferi fazer uma pintura mais rápida. 






Ta aqui os desenhos antes de passar a aquarela 




quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A sereia odalisca


Olá pessoal!

Nesse fim de semana eu fiquei em casa, pois estava um pouco doente. Estava vendo umas fotos de odaliscas e vi uma odalisca com uma roupa azul que lembrava o fundo do mar.
Como tinha tempo que não fazia uma aquarela daquelas, resolvi fazer uma experiência com odaliscas e aquarelas.

Resolvi fazer o seguinte: criar mais ou menos uma fantasia. Uma odalisca que se transforma em sereia. Sua roupa é cheia de conchas e estrelas do mar. Aos poucos que ela dança vai se transformando em sereia e na verdade, as conchas em seu corpo não são partes da roupa, e sim animais marinhos que grudam em seu corpo.

A Aquarela é como o próprio nome diz AQUA, vem de água. Uma tinta que sem a água, não seria nada. A aquarela é fluida, fluida como o mar e como a dança do ventre.
Penso em continuar essa série.

Ah, essa foi uma das aquarelas mais rápidas que eu fiz e isso porque ela é rica em detalhes! Acho que eu demoro muito fazendo a grama nos outros desenhos.