Eu sofro com esse medo, a aicmofobia, também conhecida como aiquimofobia e belonofobia. Esse nome não é muito conhecido e geralmente quando falo disso ninguém sabe o que é.
A aicmofobia é medo de agulhas e objetos pontiagudos. Pra quem fica de brincadeira com pessoas com essa fobia, não sabem que isso é serio. O Ministério da Saúde fez uma pesquisa que constatou que 31% das pessoas que poderiam doar sangue não doam por ter medo da agulha. Eu acho o gesto de doar sangue algo lindo e nunca doei sangue por isso. A Aicmofobia é tão séria que tem pessoas que tem medo até de ver alfinetes e agulhas de costura.
Vou contar um pouco do que sinto. Eu morro de medo de seringas, agulhas, exames de sangue, vacinas e etc. Outra coisa que morro de medo: VEIAS, VASOS SANGUÍNEOS, SISTEMA CIRCULATÓRIO em geral e médicos e hospitais. Tenho medo de veias e vasos pois lembro das seringas. Tenho sorte de não ter medo de alfinetes e agulhas de costura, mas o fato de não ter medo de alfinetes e agulhas de costura não significa que tenho menos aicmofobia que outras pessoas. EU NÃO CONHECI ATÉ HOJE UMA PESSOA QUE TENHA MAIS MEDO DE AGULHAS QUE EU.
(biologia no ensino médio feita nas coxas)
Eu passo mal em ver minhas veias e as veias dos outros e o pior é que eu sou muito branca e as veias aparecem bastante nos braços e no colo (aquela região entre o pescoço e os seios). Eu não estico os braços pois tenho agonia! Isso é um absurdo e algo fora do real pra quem está fora da situação, mas isso é sério.
Gente, isso é horrível. Isso me impediu de fazer exames de ir ao médico muitas vezes. Eu não entrei em nenhuma faculdade de saúde por conta disso, sendo que eu já tive muita vontade de fazer Odontologia e Biologia. Eu morro de medo de algum dia minha irmã precisar de doação de rim ou medula. Morro de medo. Quase deixei de tirar os sisos quando o dentista disse que ia me aplicar uma seringona no braço, pulei da cama igual um tiro, até que a outra dentista disse que não ia me aplicar essa seringona gigante. Estudar biologia no ensino médio foi TENSO.
(muito medo de visitar meu pai na UTI, ao menos ele estava todo coberto - mas a tristeza foi maior que o medo)
Pessoal, não pense que isso é maldade minha, eu não faço doação de sangue por conta de MEDO, isso é sério. Claro que não quero que minha irmã tenha algum problema assim, coitada, mas também tenho medo disso acontecer por conta da minha fobia.
Quando meu pai estava com câncer, além de ficar com pena dele por conta da doença, também ficava com pena das agulhadas que ele levava, tadinho. Ele também tinha aicmofobia.
(quimioterapia)
Eu fiquei doente esses dias e minha mãe me levou ao médico e disse para ele que tinha 9 anos que não fazia exame de sangue, pronto, tive que fazer. Eu simplesmente não dormi de noite. Eu passei a noite tremendo de medo. E planejei em focar meu pensamento em outras coisas na hora que estivesse fazendo o exame. Até que chegou a hora, minha mãe disse pra mulher me colocar na poltrona que deita e me disse pra eu não olhar pros materiais. Foi só colocar o elástico no braço que já estava quase morrendo. Até que a moça enfiou a agulha, puta merda, eu estava no inferno. E o pior, quanto mais nervosa a gente fica, mais demorado é. Essa merda de exame demorou muito. Todo o preparativo que fiz antes pra pensar em outra coisa na hora do exame foi em vão, não consegui pensar em nada, apenas na agonia e no quanto que eu queria que isso acabasse.
Quando a moça tirou a agulha e colocou o curativo, eu simplesmente travei, não consegui me mexer. A minha pressão caiu muito e minha mãe e uma outra mulher que trabalhava no laboratório tentavam mexer minhas mãos. Eu fiquei tonta, e nem conseguia respirar direito. Depois de uns 15 minutos consegui me mexer. Tomei um leite e fui pra casa tentar dormir. Não sei como não vomitei. Assim que cheguei em casa eu enfaixei o braço pra não ver aquele curativo de bolinha. Demorei um dia pra tirar o curativo por tanta agonia que tenho.
Eu reparei que a agulhada nem doi tanto, mas o medo é maior que a dor.
Se algum dia eu tiver câncer ou algum problema nos rins, podem me matar, pois eu tenho mais medo de agulhas do que da morte.
Vocês não sabem o quanto foi ruim fazer essa postagem. Pegar algumas imagens foi uma tortura.Quero compartilhar meu medo com outras pessoas, para que as pessoas possam entender melhor e também para apoiar as pessoas que tem o mesmo medo.
Estou passando mal agora.
EU TENHO MEDO DE TER FILHOS POR CONTA DA AICMOFOBIA!!!!!!!
(eu nasci por parto cesariana)
Alguns psicólogos falam que o trauma vem da infância, as vezes por internações ou quando os pais usam as palavras agulha, médico, injeção como formas de punição.
Dizem que a forma de superar é enfrentar os exames de sangue e as agulhadas, mas como enfrentar isso?????
Alguns psicólogos falam que o trauma vem da infância, as vezes por internações ou quando os pais usam as palavras agulha, médico, injeção como formas de punição.
Dizem que a forma de superar é enfrentar os exames de sangue e as agulhadas, mas como enfrentar isso?????