Páginas

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Girls just wanna have fun!

Oi pessoal!

No final das férias resolvi fazer um desenho de sereias. Até que eu pensei em trabalhar mais um pouco do universo feminino, meio jovial/adolescente. Trabalhar um pouco com aquele universo clube da Luluzinha, noite do pijama, saídas as escondidas para as baladas, ou se arrumar pras baladas. Enfim, essas coisas que nós, mulheres, moças, meninas passamos ou já vivemos em algum momento. No entanto, não aquelas coisas chatas que todas as mulheres passam, mas sim tratar de diversão e momentos legais.

Sempre vi nas sereias algo de muito feminino, sensual e vaidoso. É de se imaginar sempre sereias com longos e belos cabelos cheios de enfeites. Pensei então em trabalhar cabelos coloridos e cheios de movimento para representar um universo mais jovial e bem feminino. Tanto é que antes de virar série, o primeiro desenho que fiz foi das sereias arrumando os cabelos. Pra quem não sabe, eu adoro falar sobre cabelos e tratamentos! Pra mim cabelos também faz parte da identidade de alguém.

Quis também trabalhar mais minhas técnicas de desenho e inserir mais personagens interagindo uns com os outros e com poses menos estáticas. Já estava passando da hora de começar a trabalhar com grupos de figuras humanas (ou aquáticas) com poses com mais movimento.

A princípio, a série não era para ser uma sequencia de fatos ou uma narrativa. Mas como eu acabei repetindo personagens, a impressão que passa é que ela é sim uma historinha. Nem todos os desenhos estão sendo realizados numa mesma “ordem” cronológica dos fatos. Tanto é que se fosse seguir realmente uma ordem, no segundo desenho, uma das sereias loiras ainda está fazendo seu ombré hair roxo e rosa no salão e a ruiva ainda está de bobs nos cabelos.  Já no primeiro desenho realizado, a loira já esta com o cabelo roxo e rosa e a ruiva já está sem os bobs. Então, essa questão de realmente seguir uma narrativa, repetir personagens e ordem de apresentação são coisas a serem pensadas.

Pretendo fazer mais uns 5 desenhos para esta série tão divertida!


E antes que me esqueça, o nome da série é Girls just wanna have fun, música da Cindy Lauper que tanto amo!


zoom





o segundo desenho



zoom




Usei alguns outros materiais além de aquarela, como caneta em gel prata e dourada, esponja marinha, sal, máscara de aquarela, álcool, guache branco e lilás da talens e o meu querido nanquim branco de dois reais que rodei Sobradinho inteiro para achar! Sim, podemos ter efeitos bem legais com essas coisas!



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Hans Dahl

Oi pessoal!

Aproveitar as férias para fazer postagens aqui!

Já tinha um tempo que tinha visto os quadros de Hans Dahl, artista norueguês nascido em 1849. A primeira impressão do visualizador é que suas pinturas abrangem uma atmosfera rústica, campestre e com mulheres trabalhando no campo. Retratando assim o povo vestindo roupas norueguesas tradicionais. Li que o artista ficou conhecido como o pintor dos fiordes.


          


O artista se mudou para a Alemanha, no entanto, todo verão viaja para seu país.

Dahl foi um dos artistas que resistiu a transição do Romantismo ao Modernismo e por isso recebeu inúmeras críticas tanto por parte de artistas quanto por historiadores de arte.


Como aconteceu com muitos artistas, ele foi criticado por está fazendo pintura tradicional no momento considerado inapropriado. No entanto, a sua pintura retrata a vida campestre norueguesa e muito tem para informar o visualizador. Ela transmite um pouco da cultura da norueguesa e nórdica que tanto me agrada. 














detalhe
























Ahh, como eu queria uma casa de madeira num lugar assim e colocar estes quadros nas paredes!!!