Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Sig, o diário de bordo pronto!


Olá!

Vocês se lembram do meu diário de bordo? Pra quem não se lembra ou está lendo meu blog pela primeira vez, eu sou estudante de Licenciatura em Artes Plásticas da UnB. Temos uma disciplina obrigatória da licenciatura que é o Estágio Supervisionado 1, onde vamos para escolas para analisar aulas de artes. Com isso, a nossa professora pediu para que a gente fizesse um diário para fazer as anotações e analises da aula, além disso, podíamos usar nossa criatividade com ele.

Fiz meu diário com papel de gramatura 200 para poder fazer algumas aquarelas nele. Essa semana eu terminei a capa dele e fiz a costura medieval com ajuda da Pâmella. 

A proposta da professora é que no final da disciplina tenha uma exposição com trabalhos práticos e também com os diários, onde o pessoal pode folheá-los. 

Eu coloquei um nome para o diário, ele se chama Sig.








Eu gostei muito dessa disciplina. Confesso que entrei em Estágio 1 com um pouco de preconceito, mas ela  e História Medieval 1 foram as melhores disciplinas do semestre! Eu aprendi muito com os alunos da escola! Falando nisso, menino dessa idade é uma figura!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Papel reciclado e fim do estágio


Oi pessoal!

Hoje foi meu último dia no meu estágio. Acho que nunca contei aqui que faço estágio na Maquete - LEME (UnB), onde fazemos papel artesanal para encomendas. É um trabalho que eu gosto. Lá eu desenvolvia experiências com aquarelas e guaches (confecção artesanal) e aprendia a fazer papel, que é a função de todos os estagiários e bolsistas. 

 (papel de bituca de cigarro sendo feito em uma oficina - esse braço não é meu)

A gente faz cada papel lindo! Tem papel feito com papel reciclado, bituca de cigarro (pesquisa que foi desenvolvida na maquete – LEME) e bananeira. Muitas vezes a gente flocava na polpa de papel outras coisas como sisal, linhas de seda, dinheiro velho (isso mesmo que você leu, a professora Therese consegue cédulas velhas), cana do reino, casca de cebola, casca de alho e o meu favorito: BUGANVILIAS!!!! 

 
Logo quando eu vou sair que o LEME recebe uma encomenda enorme de papel feito com buganvílias, DROGA! Eu queria fazer esse papel lindo! A gente catou hoje um tanto delas e tirou os talinhos e as flores para depois armazenar as folhas coloridas! Pra quem não sabe, na buganvília, aquelas coisinhas coloridas não é a flor, são folhas, a flor é uma coisinha amarela bem pequena.





(viu? as coisinhas amarelas são as flores)

Nesse mês de agosto, nós aproveitamos muitos pedaços de papel reciclado e papel velho para bater e fazer polpa, fizemos muitos papeis coloridos, era até legal, já que nem todo mundo encomenda papel bonito, assim a gente tinha liberdade de escolher como queríamos. Inclusive hoje tirei do varal uns papeis roxos e azuis que estavam secando.




Aproveitei e tirei fotos de umas coisinhas legais. Lá na maquete tem umas salas de esculturas, lá estava a Camila fazendo uma escultura com jacarandá roxo, gente, que madeira linda! É uma boa pedida para a gente plantar mudas dela, já que é uma árvore ameaçada de extinção. Essa madeira roxa é linda.



 (ahh, eu quero móveis de jacarandá roxo)

Aproveitei também para arrumar uns cadernos artesanais que estou fazendo, a Pâmella me ensinou a costura medieval (ou coptan, sei lá como chama).

 (o de cima é um caderno pra aula e o debaixo é um pra desenho) 

 (aproveitei muitas folhas velhas que tinha em casa e algunas folhas que a gente fez que ficaraim ruins)

 (a costura medieval)

Se você que está lendo é dono de uma gráfica e queira papel reciclado, o LEME faz pra você. Está aqui o contato: http://lemepapelartesanal.wordpress.com/contato/ , os meus convites de casamento serão feitos na maquete!

Galera, vou sentir saudade de vocês!!!!!!!!!!!